Bula para paciente katadolon

KATADOLON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KATADOLON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KATADOLON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



KATADOLON® (maleato de flupirtina) deve ser utilizado somente sob orientação médica.
– O que é e para que serve KATADOLON® (maleato de flupirtina)?
KATADOLON® (maleato de flupirtina) possui atividade analgésica, atuando de forma prolongada. Seu efeito não diminui com o decorrer do tratamento.
– Como KATADOLON® (maleato de flupirtina) deve ser guardado?
KATADOLON® (maleato de flupirtina) deve ser mantido em sua embalagem original para uma boa conservação. Conservar em temperatura ambiente (15 – 30ºC). Proteger da luz e umidade.
– Qual o prazo de validade de KATADOLON® (maleato de flupirtina)?
Prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto. Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade. NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.
– KATADOLON® (maleato de flupirtina) pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação?
KATADOLON® (maleato de flupirtina) não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.
– Como KATADOLON® (maleato de flupirtina) deve ser utilizado?
O período de utilização de KATADOLON® (maleato de flupirtina) não deve ultrapassar 4 semanas, a não ser que seja receitado de forma diferente. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Os pacientes com mais de 65 anos devem seguir o esquema posológico diferenciado indicado no item POSOLOGIA. As cápsulas de KATADOLON® (maleato de flupirtina) deverão ser ingeridas com líquido.
– O tratamento com KATADOLON® (maleato de flupirtina) pode ser interrompido?
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente ele poderá avaliar a evolução do tratamento e decidir quando e como este poderá ser interrompido.
– Quais são as possíveis reações adversas com o uso de KATADOLON® (maleato de flupirtina)?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como por exemplo: Muito freqüentes: cansaço, sobretudo no início do tratamento. Freqüentes: tonturas, azia, náuseas/vômitos, úlceras estomacais, prisão de ventre, distúrbios do sono, sudorese exagerada, perda do apetite, depressão, tremor, dor de cabeça, dor estomacal, boca seca, agitação/nervosismo, flatulência e diarréia. Eventuais: confusão mental, distúrbios visuais e reações alérgicas. As reações alérgicas, em alguns casos com elevação da temperatura corpórea, podem se manifestar, por exemplo, como rash cutâneo, urticária e prurido. Muito raros: efeitos colaterais afetando o fígado. Os efeitos colaterais costumam depender das doses administradas. Em alguns casos, desaparecem no decorrer do tratamento ou são reversíveis ao término da terapia. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
– KATADOLON® (maleato de flupirtina) pode ser ingerido com alimentos? Não há até o momento relatos sobre a interferência de alimentos ingeridos concomitantemente com o maleato de flupirtina.
– Durante o tratamento com KATADOLON® (maleato de flupirtina) pode-se tomar bebidas alcoólicas?
A utilização conjunta de KATADOLON® (maleato de flupirtina) e bebidas alcoólicas deve ser evitada.
– KATADOLON® (maleato de flupirtina) pode ser utilizado com outros medicamentos?
O maleato de flupirtina pode potencializar o efeito do álcool e de medicamentos com propriedade sedativa ou relaxante muscular. A administração concomitante de medicamentos que contenham paracetamol e carbamazepina deverá ser evitada. Medicamentos que podem interagir com maleato de flupirtina: varfarina, diazepam e derivados cumarínicos. Maiores informações veja: INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS.
– Quando KATADOLON® (maleato de flupirtina) não deve ser utilizado? KATADOLON® (maleato de flupirtina) não deve ser utilizado por pacientes: alérgicos a qualquer componente da fórmula; com risco de perturbação cerebral funcional de origem hepática; pacientes com obstrução biliar; pacientes com histórico de doença hepática e abuso do álcool; pacientes com astenia muscular (miastenia grave). Não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação.
– Quando a administração de KATADOLON® (maleato de flupirtina) requer cuidados especiais?
Ao iniciar o tratamento com KATADOLON® (maleato de flupirtina), informe seu médico sobre as seguintes situações: – histórico clínico, ou seja: doenças que tem ou teve e tratamentos que segue (remédios que toma, dietas, etc.); – ocorrência de gravidez (antes do início ou durante o tratamento) e período de amamentação, pois a utilização do medicamento é contra-indicada nestes casos; – alergias que sofre, especialmente relativas ao emprego de medicamentos. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
– Pacientes diabéticos podem fazer uso de KATADOLON® (maleato de flupirtina)?
KATADOLON® (maleato de flupirtina) não possui açúcar. Se você for diabético, certifique-se com seu médico sobre o uso do produto.
– O produto afeta a habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas? Algumas pessoas em tratamento com KATADOLON® (maleato de flupirtina) podem apresentar diminuição da capacidade de atenção. Nestes casos, deve-se evitar atividades como a condução de veículos e máquinas.
– Em caso de ingestão excessiva do produto, que providências tomar?
Entre imediatamente em contato com seu médico, ou procure um pronto-socorro informando a quantidade ingerida e os sintomas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE.