Posologia de lescol

LESCOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LESCOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LESCOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Lescol XL pode ser administrado em dose única a qualquer hora do dia com ou sem alimento. Lescol XL deve ser
engolido inteiro com um copo de água. O efeito máximo de diminuição dos lipídeos, com uma dose administrada do fármaco, é alcançado dentro de 4 semanas.
As doses devem ser ajustadas de acordo com a resposta do paciente e os ajustes de dose devem ser feitos com intervalos de 4 semanas ou mais. O efeito terapêutico de Lescol XL é mantido com a administração prolongada.

O limite máximo de administração é 80 mg/dia
População alvo geral Adultos
Antes de iniciar o tratamento com Lescol XL, o paciente deve ser submetido a uma dieta padrão para reduzir o colesterol. A terapia dietética deve continuar durante o tratamento.
A dose recomendada é 80 mg (1 comprimido de Lescol XL 80 mg uma vez ao dia).
Em pacientes com doenças cardíacas após intervenção coronária percutânea, a dose apropriada é de 80 mg por dia.
Lescol XL é eficaz em monoterapia. Existem dados que comprovam a eficácia e a segurança da fluvastatina em combinação com ácido nicotínico, colestiramina ou fibratos (vide “Interações medicamentosas”).

Populações especiais
Pacientes pediátricos
Antes de iniciar o tratamento com Lescol XL, o paciente deve ser submetido a uma dieta padrão para reduzir o colesterol por 6 meses. A terapia dietética deve continuar durante o tratamento.
A dose usual é 80 mg (1 comprimido de Lescol XL 80 mg uma vez ao dia).
O uso da fluvastatina em combinação com ácido nicotínico, colestiramina ou fibratos em crianças e adolescentes não foi investigado.

Insuficiência renal
Não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência renal (vide “Características farmacológicas”).

Insuficiência hepática
Lescol XL é contraindicado a pacientes com doença hepática ativa, ou não esclarecida, com elevações persistentes das transaminases séricas (vide “Contraindicações” e “Advertências e precauções”).

Pacientes geriátricos
Em estudos clínicos com Lescol XL, eficácia e tolerabilidade foram demonstradas em ambos os grupos de pacientes, acima e abaixo de 65 anos. No grupo dos idosos (> 65 anos), a resposta ao tratamento foi acentuada e não houve nenhuma evidência de tolerabilidade reduzida. Desta forma, não há necessidade de ajuste de dose baseado na idade.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.