Posologia de ludiomil

LUDIOMIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LUDIOMIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LUDIOMIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O esquema de dosagem deve ser determinado individualmente e adaptado às condições e à resposta clínica do paciente, por exemplo, pela elevação da dose noturna e ao mesmo tempo, diminuindo-se as doses administradas durante o dia ou, alternativamente, pela administração de apenas uma dose diária. O objetivo é alcançar o efeito terapêutico, utilizando-se as doses mais baixas possíveis, particularmente em pacientes ainda em fase de crescimento ou em pacientes idosos com sistema nervoso autônomo instável, pois esses pacientes geralmente são mais prováveis de ter eventos adversos.

Dose inicial: Dose única de 25-75 mg ou dividida dependendo da gravidade da doença.
Dose máxima: A dose diária máxima é de 150 mg. As doses de Ludiomil® devem ser gradualmente aumentadas, dependendo da tolerabilidade.

Dose de manutenção: A dose de manutenção recomendada é de 75-150 mg por dia.

Descontinuação do tratamento: A redução ou interrupção abrupta da dose deve ser evitada por causa de possíveis sintomas de abstinência. Portanto, após o uso regular por tempo prolongado, a dose deve ser reduzida gradualmente e o paciente deve ser cuidadosamente monitorado quando a terapia com Ludiomil® for interrompida (veja “Precauções e Advertências” e “Reações Adversas”).
Os comprimidos de Ludiomil® devem ser ingeridos inteiros com líquido suficiente.

Populações Especiais
Pacientes idosos (com mais de 60 anos de idade)
Como os pacientes idosos tem maior probabilidade de apresentar reações adversas em geral são recomendadas dosagens mais baixas. Inicialmente 10 mg, 3 vezes ao dia ou 25 mg, 1 vez ao dia. Se necessário, a dose diária pode ser elevada gradualmente, em pequenos incrementos, até 25 mg, 3 vezes ao dia ou 75 mg, 1 vez ao dia, dependendo da tolerabilidade e da resposta clínica (veja “Reações adversas” e “Farmacocinética”).

Crianças e adolescentes (com menos de 18 anos de idade)
A segurança e eficácia de Ludiomil® em crianças e adolescentes não foram estabelecidas. Portanto, o uso neste grupo de faixa etária não é recomendado.

Insuficiência Hepática
Ludiomil® deve ser administrado com precaução em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada. Porém, não deve ser administrado em pacientes com insuficiência hepática grave.

Insuficiência Renal
Ludiomil® deve ser administrado com precaução em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. Porém, não deve ser administrado em pacientes com insuficiência renal grave.
Diversas interações medicamentosas com Ludiomil® requerem ajustes de dose (veja “Interações medicamentosas”.)

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.