Bula para paciente magnevistan

MAGNEVISTAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAGNEVISTAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAGNEVISTAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Antes de iniciar o uso de um medicamento, é importante ler as informações contidas na bula, verificar o prazo de validade e a integridade da embalagem.
Mantenha a bula do produto sempre em mãos para qualquer consulta que se faça necessária.
Ação esperada do medicamento:
Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) é um meio de contraste usado como auxiliar no diagnóstico médico. Converse com seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização.
Cuidados de armazenamento:
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz. Não congelar.
Prazo de validade:
Ao adquirir o produto, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa.
Nunca use produto com prazo de validade vencido. Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração:
O paciente deve estar em jejum durante as 2 horas que precedem o exame. A experiência tem demonstrado que estados pronunciados de excitação, ansiedade e dor podem dar origem a efeitos colaterais ou intensificar reações relacionadas ao meio de contraste, pelo que convém evitar tais estados, tranqüilizando o paciente, inclusive com medicação adequada. Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) só deve ser retirado do frasco imediatamente antes do uso. As quantidades de meio de contraste não utilizadas em um processo exploratório devem ser descartadas. No caso dos frascos de infusão de 100 ml, o volume não utilizado ao final do dia de exames deve ser descartado. Siga as orientações fornecidas antes e após a realização do exame.
Reações adversas:
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. As reações adversas associadas ao uso de Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) geralmente são de natureza leve a moderada e passageira. Entretanto, também têm sido observadas reações graves envolvendo risco de vida, incluindo casos fatais. As reações adversas mais freqüentemente relatadas são: náusea, vômito, dor de cabeça, tontura e reações no local da injeção (por exemplo: dor, sensação de frio e sensação de calor). Casos de fibrose nefrogênica sistêmica (FNS) foram reportados.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando.
Contra-indicações:
Não há contra-indicação absoluta para o uso de Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina).
Precauções:
A administração do produto requer cuidados especiais. Portanto, informe seu médico sobre qualquer doença atual ou anterior. A avaliação risco/benefício deve ser considerada em cada caso. Informe ao médico a ocorrência das seguintes situações: – alergia (por exemplo: alergia a frutos do mar, febre do feno e urticária) ou asma brônquica; – hipersensibilidade a meios de contraste; – doença renal; – doença circulatória ou do coração; – distúrbios cerebrais com convulsões; – tratamento com betabloqueadores, medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta e outras doenças cardíacas; – gravidez e lactação. Existem relatos de fibrose nefrogênica sistêmica (FNS) associados ao uso de Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina), assim como com outros agentes de contraste contendo gadolínio, em pacientes com: – insuficiência renal aguda ou crônica grave ou – insuficiência renal aguda de qualquer gravidade devido à síndrome hepatorenal ou no período peri-operatório de transplante de fígado. Neste pacientes, Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) somente pode ser utilizado após cuidadosa avaliação risco/benefício.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.