Posologia de magnevistan

MAGNEVISTAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAGNEVISTAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAGNEVISTAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Orientações gerais
As normas habituais relacionadas à segurança para ressonância magnética, por exemplo, exclusão de marcapasso cardíaco e clips vasculares ferromagnéticos, devem ser observadas. Independentemente da força do campo magnético, entre 0,14 e 1,5 Tesla aplicam-se as recomendações para o uso de Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina). Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) deve ser administrado estritamente por via intravenosa, de acordo com as instruções fornecidas no item “Instruções de uso/manuseio”. A tomografia por ressonância magnética realçada por meio de contraste pode ser iniciada imediatamente após sua administração.
– Sugestões dietéticas
Náuseas e vômito são reações adversas possíveis e conhecidas a todos os meios de contraste para TRM. Portanto, o paciente deve manter-se em jejum nas 2 horas anteriores ao exame para reduzir o risco de aspiração.
– Insuficiência renal
Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) somente deve ser utilizado após cuidadosa avaliação risco/benefício, considerando inclusive a possibilidade de métodos de imagem alternativos, e em doses não maiores que 0,1 mmol/kg de peso corpóreo (= 0,2 ml/kg de peso corpóreo) em pacientes com: insuficiência renal aguda ou crônica grave [taxa de filtração glomerular (TFG): < 30ml/min/1,73m2] ou insuficiência renal aguda de qualquer gravidade devido à síndrome hepato-renal ou no período peri-operatório de transplante hepático.
– Recém-nascidos (< 1 mês) e lactentes (1 mês – 2 anos)
Em recém-nascidos e lactentes, a dose necessária deve ser administrada manualmente.
– Ansiedade
Estados pronunciados de excitação, ansiedade e dor podem aumentar o risco de efeitos colaterais ou intensificar reações relacionadas ao meio de contraste. Nestes casos, pode-se administrar um sedativo ao paciente. – TRM cranial e espinal
Adultos, adolescentes e crianças (incluindo recém-nascidos e lactentes) Em geral, a administração de 0,2 ml de Magnevistan®/kg de peso corpóreo é suficiente para obter um bom contraste e responder à questão clínica. Se apesar de forte suspeita clínica de lesão intracraniana ou intra-espinal a TRM com realce de contraste for normal, a realização de nova TRM com 0,2 ml ou, em adultos, de até mesmo 0,4 ml de Magnevistan®/kg de peso corpóreo, dentro de 30 minutos, com exame imediatamente após a injeção, pode aumentar o rendimento diagnóstico do exame. Para a exclusão da existência de metástase ou tumores recorrentes em adultos, a injeção de 0,6 ml de Magnevistan®/kg de peso corpóreo freqüentemente proporciona maior segurança diagnóstica. Dose única máxima: 0,6 ml (para adultos) ou 0,4 ml (para crianças) de Magnevistan®/kg de peso corpóreo.
– TRM em corpo inteiro
Adultos, adolescentes e crianças Em geral, a administração de 0,2 ml de Magnevistan®/kg de peso corpóreo é suficiente para obter um bom contraste e responder à questão clínica. Em casos especiais, por exemplo, em lesões com pouca vascularização e/ou pequeno espaço extracelular, a administração de 0,4 ml de Magnevistan®/kg de peso corpóreo pode ser necessária para um efeito de contraste adequado, especialmente com a utilização de seqüências de varredura ponderadas em T1 relativamente leves. Em casos de exclusão da existência de uma lesão ou recorrência de tumor em adultos, a injeção de 0,6 ml de Magnevistan®/kg de peso corpóreo pode proporcionar maior segurança diagnóstica. Para a visualização de vasos em adultos, dependendo da região a ser investigada e da técnica de exame, pode ser necessária a injeção de até 0,6 ml/kg de peso corpóreo. Dose única máxima: 0,6 ml (para adultos) ou 0,4 ml (para crianças) de Magnevistan®/kg de peso corpóreo. Crianças (abaixo de dois anos): a experiência é limitada em TRM de corpo inteiro.