Características farmacológicas magnevistan

MAGNEVISTAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAGNEVISTAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAGNEVISTAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades:
Farmacodinâmica Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) é um meio de contraste paramagnético para ser usado em Tomografia por Ressonância Magnética (TRM). O efeito de realce do contraste é mediado pelo sal de di-Nmetilglucamina do ácido gadopentético [o complexo de dimegluminagadolínio do ácido pentético (ácido dietilenotriamina pentacético = DTPA)]. Quando se utiliza uma seqüência de varredura adequada (por exemplo, técnica de spin-eco ponderada em T1) no processamento de imagens por ressonância magnética protônica, a redução do tempo de relaxamento da grade de spin de núcleos atômicos excitados induzida pelo íon gadolínio origina um aumento da intensidade de sinal e, conseqüentemente, um aumento do contraste de imagem de certos tecidos. O gadopentetato de dimeglumina é um composto altamente paramagnético que produz redução característica nos tempos de relaxamento, mesmo em baixas concentrações. A eficácia paramagnética, a capacidade de relaxamento
– determinada pela influência sobre o tempo de relaxamento da grade de spin de prótons no plasma
– é de aproximadamente 4,95 l/mmol/s e apresenta apenas leve dependência da força do campo magnético. O DTPA forma um complexo firme com o íon gadolínio paramagnético com estabilidade extremamente elevada in vivo e in vitro (log K = 22 – 23). O gadopentetato de dimeglumina é um composto altamente hidrossolúvel, extremamente hidrofílico, com um coeficiente de distribuição entre n-butanol e tampão em pH 7,6 de aproximadamente 0,0001. A substância não apresenta qualquer ligação específica a proteínas ou interação inibitória com enzimas (por exemplo, ATPase Na+ e K+ do miocárdio). Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) não ativa o sistema complemento e, assim, provavelmente tem um potencial muito baixo para indução de reações anafilactóides. Em concentrações mais elevadas e sob incubação prolongada, o gadopentetato de dimeglumina apresenta discreto efeito in vitro sobre a morfologia do eritrócito. Após administração intravenosa de Magnevistan® (gadopentetato de dimeglumina) em humanos, o processo reversível poderia levar à leve hemólise intravascular, que poderia explicar o leve aumento de bilirrubina e ferro séricos ocasionalmente observado nas primeiras horas após a injeção.
Dados físico-químicos importantes de Magnevistan® 0.5mmol/ml Magnevistan® 0,5 mmol/ml Concentração do meio de contraste (mg/ml) 469 Osmolalidade (osm/kg H2O) 37°C 1,96 Viscosidade (mPa.s) 20°C 4,9 37°C 2,9 Densidade (g/ml) 20°C 1,210 37°C 1,195 pH 7,0 – 7,9 
Farmacocinética No organismo, o gadopentetato de dimeglumina comporta-se como outros compostos biologicamente inertes e altamente hidrofílicos (por exemplo, manitol ou inulina). A farmacocinética observada em humanos é dose-independente.
– Distribuição Após administração intravenosa, o composto difunde-se rapidamente no espaço extracelular. Com doses de até 0,25 mmol de gadopentetato de dimeglumina/kg de peso corpóreo (0,5 ml de Magnevistan®/kg), o nível plasmático diminui após uma fase de distribuição inicial, que dura alguns minutos, com meia-vida de aproximadamente 90 minutos, idêntica à velocidade de eliminação renal. Após a administração da dose de 0,1 mmol de gadopentetato de dimeglumina/kg (0,2 ml de Magnevistan®/kg de peso corpóreo), obtiveram-se valores de 0,6 e 0,24 mmol de gadopentetato de dimeglumina/l de plasma em 3 e 60 minutos após a injeção, respectivamente. Sete dias após a administração intravenosa de gadopentetato de dimeglumina radioativamente marcado, observou-se no restante do organismo, tanto em ratos quanto em cães, distintamente menos de 1% da dose administrada. Concentrações relativamente mais altas do composto foram detectadas nos rins, sob a forma do complexo de gadolínio intacto. O composto não penetra nem passa através da barreira hematencefálica intacta, assim como através da barreira hematotesticular. A pequena quantidade que ultrapassa a barreira placentária é rapidamente eliminada pelo feto.
– Metabolismo
Não se demonstrou qualquer cisão ou degradação metabólica do íon paramagnético.
– Eliminação
O gadopentetato de dimeglumina é eliminado na forma inalterada por via renal através de filtração glomerular. A porção eliminada por via extra-renal é extremamente pequena. Cerca de 83% da dose administrada foi eliminada por via renal no período de 6 horas após administração. Aproximadamente 91% da dose foi recuperada na urina dentro das primeiras 24 horas após a administração. Por volta do 5º dia após a administração, a dose eliminada com as fezes foi inferior a 1%. A depuração renal do gadopentetato de dimeglumina referente a 1,73 m2 foi cerca de 120 ml/min e, portanto, é comparável à da inulina ou 51Cr-EDTA.
– Características em pacientes
O gadopentetato de dimeglumina é completamente eliminado por via renal, mesmo na presença de insuficiência renal (depuração de creatinina > 20 ml/min); a meia-vida plasmática aumenta em relação ao grau de insuficiência renal; não foi observado aumento na eliminação por via extra-renal. Uma vez que a meia-vida sérica é prolongada (até 30 horas) na presença de insuficiência renal grave (depuração de creatinina < 20 ml/min), o gadopentetato de dimeglumina poderia ser eliminado por meio de hemodiálise extracorpórea.