Informações marcoumar

MARCOUMAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MARCOUMAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MARCOUMAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Marcoumar (Femprocumona) inibe a coagulação sangüínea de forma específica, antagonizando a vitamina K nos sistemas enzimáticos que atuam no fígado durante a formação de vários fatores de coagulação (fator II = protrombina, fatores VII, IX e X). Marcoumar (Femprocumona) pode ser considerado como um antagonista da vitamina K. O efeito anticoagulante de Marcoumar (Femprocumona), diferentemente da heparina, não é imediato. Este efeito não é observado in vitro. O início de ação ocorre após um a dois dias, e a eficácia plena é observada após quatro a seis dias de tratamento. O aumento da dose de Marcoumar (Femprocumona) não reduz este tempo de latência.

A ação de Marcoumar (Femprocumona) sobre a coagulação é controlada através da determinação do tempo de tromboplastina ou com métodos derivados desta determinação. Os tempos de coagulação obtidos podem ser convertidos em valores de Quick, taxas de protrombina ou, de preferência, em valores INR.

A ação prolongada e regular do Marcoumar (Femprocumona) é obtida com doses muito baixas e desaparece progressivamente. Devido à sua ação específica, exercida exclusivamente sobre os sistemas enzimáticos dependentes da vitamina K, Marcoumar (Femprocumona) não apresenta efeitos tóxicos sobre o fígado. Por essa razão, este produto está particularmente indicado nos tratamentos de longa duração (meses ou anos).

Kanakion(Fitomenadiona) (produzido à base de vitamina K1) é usado para anular o efeito anticoagulante de Marcoumar (Femprocumona).