Características farmacológicas matersupre

MATERSUPRE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MATERSUPRE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MATERSUPRE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As vitaminas são substâncias orgânicas requeridas p elo organismo em pequenas quantidades para vários processos metabólicos.

Acetato de retinol e colecalciferol: As vitaminas A e D3 são bem e rapidamente absorvidas pelo trato gastrintestinal. A presença da bile é essencial para a absorção da vitamina D3. A biotransformação destas vitaminas é hepática. Ésteres de vitamina A são hidrolisados por enzimas hepáticas a retinol. Alguns retinóis são armazenados no fígado e a vitamina D3 pode ser armazenada no tecido adiposo e muscular por um longo período de tempo. Os retinóis não armazenados no fígado sofrem conjugação glicurônica e oxidação, sendo biotransformados a retinal e ácido retinóico. Estas vitaminas são liberadas lentamente dos locais de armazenamento. As vitaminas A e D3 liberadas se ligam a uma proteína plasmática específica, a alfa-1-globulina. A excreção destas vitaminas ocorre através das fezes e urina. Podem ser distribuídas no leite materno.

Racealfatocoferol: A absorção da vitamina E pelo trato gastrintestinal depende da presença de bile e da função pancreática normal. A quantidade de vitamina E absorvida varia amplamente entre 20 e 80% e apresenta-se diminuída quando são admini stradas doses elevadas. Distribui-se pelos tecidos do corpo armazenando-se no tecido adiposo. É metabolizada no fígado a glucuronídeos e ácido tocoferônico e seus gamalactone. Alguns são excretados na urina, mas a maioria da dose é lentamente excretada pela bile. Apresenta-se no leite materno e atravessa a placenta.

Ácido ascórbico: É prontamente absorvido pelo trato gastrintestinal e amplamente distribuído pelos tecidos do corpo. Ele é reversivelmente hidrolisado ao ácido diidroascórbico, alguns são hidrolisados a 2-sulfato-ascorbato, o qual é inativo, e a ácido oxalacético que é excretado na urina. O excesso do ácido ascórbico é rapidamente eliminado de forma inalterada na urina, isto geralmente ocorre com doses excessivas de 200mg/dia. Atravessa a placenta e é distribuído no leite materno. Ele é removido por diálise.

Ácido fólico: É rapidamente absorvido principalmente no duodeno e jejuno. Após administração é convertido a 5-metiltetraidrofolato no plasma e fígado. Os metabólitos folatos são eliminados na urina e excessos de ácido fólico são eliminados de forma inalterada. Distribui-se no leite materno e é removido por hemodiálise.

Mononitrato de tiamina: Pequenas quantidades desta vitamina são bem absorvi das pelo trato gastrintestinal, sendo amplamente distribuída pelos tecidos do corpo, apresentando-se no leite materno. É excretada na urina de forma inalterada o u na forma de seu metabólito. É essencial para o metabolismo dos carboidratos.

Riboflavina: Absorvida pelo trato gastrintestinal é bem distribuída pelos tecidos do corpo e pequena quantidade é armazenada. A riboflavina é convertida à coenzima mononucleotídeo flavina (FMN; riboflavina 5′-fosfato) e a outra coenzima a flavina adenina dinucleotídeo (FAD). Cerca de 60 % do FMN e FAD são ligados às proteínas plasmáticas. A riboflavina é excretada na urina, particularmente como seu metabólito. Doses excessiv as desta vitamina quando ingeridas, são excretadas de forma inalterada. A riboflavina atravessa a placenta e é distribuída no leite materno. Estas coenzimas estão envolvidas nas reações metabó licas oxidativas e redutivas, são essenciais para utilização da energia dos alimentos.

Ácido nicotínico: Absorvido pelo trato gastrintestinal é amplamentedistribuído pelos tecidos do corpo. Apresenta-se no leite materno e é excretadode forma inalterada na urina. O ácido nicotínico é convertido a nicotinamida adenina dinucleotídeo ea nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato, substâncias envolvidas na transferência de elétronsna respiração em cadeia.

Cloridrato de piridoxina: Absorvido pelo trato gastrintestinal após administr ação oral é convertido a forma ativa fosfato piridoxal e fosfato piridoxamina. É armazenado no fígado onde é oxidado ao ácido 4-piridóxido e a outros metabólitos inativos. São excretados na urina, atravessa a placenta e apresenta-se no leite materno. Atuam no metabolismo de aminoácidos, carboidratos e gorduras. É também requerido para a formação da hem oglobina.

Cianocobalamina: Esta vitamina se liga a uma glicoproteína secretada pela mucosa gástrica sendo absorvida pelo trato gastrintestinal. A absorção é insuficiente em pacientes com ausência do fator intrínseco, portadores da síndrome da malabsorção o u com doenças ou anormalidades do intestino, ou depois da gastrectomia. A absorção no trato gast rintestinal também ocorre por difusão passiva. A cianocobalamina é amplamente ligada às proteínas plasmáticas. É armazenada no fígado, excretada na bile e parte da dose também é excretad na urina. Atravessa a placenta e é distribuída no leite materno.

Biotina: É uma coenzima essencial para o metabolismo de lipí deos e outras reações de carboxilação.

Ácido pantotênico: Absorvido pelo trato gastrintestinal, é amplamentedistribuído pelos tecidos do corpo e apresenta-se no leite materno. Cerca de 70% do ácido pantotênico administrado, é excretado de forma inalterada na urina e 30% é excretado nas fezes. É essencial para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Cálcio: É absorvido predominantemente em pequenas quantidad es pela porção intestinal através de transporte ativo e difusão passiva. Cerca de 1/3 da ingestão de cálcio é absorvida, embora possa variar dependendo da dieta e do estado da porção in testinal. A absorção é aumentada nos estados de deficiência de cálcio e durante a gravidez e lactação. O excesso de cálcio é predominantemente excretado por via renal. Parte também é excretada nas fezes, na bile e suco pancreático. Atravessa a placenta e é distribuído no leite materno.

Magnésio:O óxido de magnésio possui propriedades similares ao hidróxido de magnésio, sendo também utilizado como suplemento para os casos de deficiência de magnésio.

Ferro: É pouco absorvido pelo trato gastrintestinal, no entanto a absorção é aumentada nos estados de deficiência e jejum. É excretado após a destruição da hemoglobina em pequena quantidade, pois é reutilizado pelo corpo. A excreção ocorre quando há excessos do íon no organismo.

Cobre: Sua deficiência está associada com anemia, neutropenia e desmineralização óssea, raros em humanos.

Zinco: O zinco é pouco absorvido pelo trato gastrintestinal e a absorção é reduzida na presença de constituintes tais como os folatos. Sua biodisponibilidade varia entre 20 e 30% da dose administrada. É excretado nas fezes e pequena quantidade é excretada na urina e perspiração. O zinco é um constituinte de muitas enzimas sistêmica e está presente em todos os tecidos.

Manganês: Sua absorção pelo trato gastrintestinal varia entre 3 e 50%. Liga-se a proteína plasmática, a beta-1-globulina. É excretado na bile.