Bula para paciente matervit

MATERVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MATERVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MATERVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Matervit® é um suplemento vitamínico mineral, desenvolvido para proporcionar suplementação dietética adequada durante o período de gravidez e de amamentação.
Função das vitaminas e sais minerais presentes em Matervit®.
VITAMINA A – Forma ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratórios, digestivos e urinários e é importante para a visão. VITAMINA B1 – Controla as enzimas envolvidas nas reações químicas que transformam a glicose (açúcar) em energia, participa da produção de energia necessária ao funcionamento dos nervos, músculos e coração.
VITAMINA B2 – Estimula a liberação de energia dos nutrientes, ajuda na produção de hormônios e mantém saudáveis as mucosas.
VITAMINA B6 – Produz energia a partir dos nutrientes, ajuda a formar glóbulos vermelhos e anticorpos, é útil para o sistema nervoso e aparelho digestivo e é boa para a pele.
VITAMINA B12 – Participa na produção de material genético dentro das células e é essencial à formação de novas células, como glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, células dos folículos capilares e intestinais.
ÁCIDO FÓLICO – Colabora na produção de material genético dentro das células, necessário ao crescimento e regeneração destas e à formação de novos glóbulos vermelhos na medula óssea, além de manter saudável o sistema nervoso.
BIOTINA – Participa de inúmeros sistemas enzimático e é fundamental no metabolismo dos açúcares, gorduras e proteínas.
NICOTINAMIDA – Ajuda a produzir energia a partir das gorduras e açúcares e ajuda no funcionamento do sistema nervoso e do aparelho digestivo.
ÁCIDO PANTOTÊNICO – Atua na manutenção e reparo de todas as células e tecidos e participa, ativamente, da síntese de compostos vitais, como hormônios, neurotransmissores, anticorpos.
VITAMINA C – Preserva ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos, aumenta a absorção de ferro, ajuda o sistema imunológico e facilita a cicatrização. VITAMINA D – Importante na absorção do cálcio dos alimentos ingeridos, fortalece ossos e dentes, ajuda na coagulação do sangue e fortalece músculos e nervos.
VITAMINA E – Contribui para a formação de novos glóbulos vermelhos e impede sua destruição no sangue, protege o revestimento das células pulmonares e retarda o envelhecimento das células.
CÁLCIO – Forma e mantém os ossos e dentes, participa das contrações musculares e ajuda na coagulação do sangue.
COBRE – Controla a atividade enzimática que estimula a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele e contribui com a produção de hemoglobina.
CROMO – Faz parte da molécula da Vitamina B12, associado ao chamado “fator de tolerância à glicose”, importante complexo orgânico para metabolismo da glicose (açúcar).
FERRO – Forma a hemoglobina e a mioglobina, que levam oxigênio para os glóbulos vermelhos e para as células musculares, contribui com a produção de enzimas que estimulam o metabolismo.
IODO – Contribui com a produção tanto de hormônios tiroidianos, que controlam o crescimento, como com a de energia dentro das células.
MAGNÉSIO – Forma e mantém ossos e dentes saudáveis, controla a transmissão dos impulsos nervosos e as contrações musculares e ativa as reações químicas que produzem energia dentro das células.
MANGANÊS – A deficiência pode acarretar retardo do crescimento, malformações fetais, anormalidades ósseas e cartilaginosas e alterações na reprodução. O feto deposita manganês durante a gestação, para evitar deficiência pós-natal.
MOLIBDÊNIO – Importante componente de enzimas, principalmente para a conversão do ácido úrico e da mobilização do ferro no fígado.
ZINCO – Auxilia na cicatrização, conserva a pele e o cabelo, permite que o crescimento e o desenvolvimento sexual ocorram normalmente e controla as atividades de várias enzimas.

Cuidados de armazenamento
Matervit® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) em sua embalagem original, protegido da luz e da umidade.

Prazo de validade
24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Gravidez e lactação
Matervit®, suplemento vitamínico mineral indicado para uso durante os períodos de gravidez e lactação.

Cuidados de administração
Matervit® pode ser administrado com ou sem alimentos, não há alteração na absorção de qualquer dos seus componentes.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Siga corretamente o modo de usar.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SAÚDE.