Características farmacológicas matervit

MATERVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MATERVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MATERVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Características
Comprimido revestido com coloração bege.
A vitamina A desempenha várias funções importantes no organismo, exercendo papel essencial na função retiniana. É necessário para o crescimento e a diferenciação do tecido epitelial, o crescimento ósseo, a reprodução e o desenvolvimento embrionário.
O papel fisiológico da vitamina D é melhor caracterizado como regulador positivo da homeostasia do cálcio. O metabolismo do fosfato é afetado pela vitamina de modo paralelo ao do cálcio.
O alfa-tocoferol (Vitamina E) atua como antioxidante para prevenir a peroxidação lipídica dos ácidos graxos poliinsaturados nas células e manter a integridade da membrana. Tem relação metabólica direta com o selênio, uma vez que o elemento é envolvido na reoxidação de glutationa reduzida, e é parte da enzima glutationa peroxidase, que é responsável pela destruição de peróxidos derivados de ácidos graxos insaturados.
A vitamina C desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo, oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas, síntese da noradrenalina e dos hormônios corticóides pelas supra-renais, dentre outros processos.
A vitamina B1 exerce um papel fundamental no metabolismo dos hidratos de carbono, cujas transformações químicas se produzem por ação de enzimas, entre elas a carboxilase, que é uma proteína conjugada formada pela cocarboxilase ou pirifosfato de tiamina. Esse sistema enzimático provoca a descarboxilação dos alfa-cetoácidos que intervêm no metabolismo dos hidratos de carbono e que entram no ciclo tricarboxílico com o ácido pirúvico, oxalácetico, cítrico e alfa- cetoglutárico.
A riboflavina (Vitamina B2) executa suas funções no organismo sob a forma de uma ou outra das duas enzimas, fosfato de riboflavina, conhecida como mononucleotídeo de flavina (FMN), e dinucleotídeo de flavina adenina (FAD). A riboflavina é convertida em FMN e FAD, por duas reações catalisadas por enzimas. Nenhum efeito farmacológico evidente ocorre após a administração oral ou parenteral da riboflavina. As FMN e FAD são formas fisiologicamente ativas da riboflavina, têm papel vital no metabolismo, como coenzimas de muitas flavoproteínas respiratórias, algumas das quais contém metais, a exemplo da xantina oxidase.
A piridoxina (Vitamina B6) tem papel importantíssimo no metabolismo como coenzima para muitas transformações metabólicas de aminoácidos, inclusive descarboxilação, transaminação e racemização, bem como para as etapas enzimáticas do metabolismo do triptofano e hidroxiaminoácidos. A vitamina B6 é
um cofator na conversão de triptofano em 5-hidroxitriptamina. A conversão de metionina em cisteína também depende da vitamina B6.
A nicotinamida atua no organismo após sua conversão em dinucleotídeo nicotinamida andenina (NAD) ou dinucleotídeo fosfato nicotinamida adenina (NADP). O NAD e NADP, as formas fisiologicamente ativas desempenham papel fundamental como coenzimas para muitas proteínas que catalisam reações de oxiredução essenciais à respiração tecidual.
O ácido pantotênico apresenta atividade biológica na forma de seu isômero dextro-rotatório e atua após sua incorporação à coenzima A, servindo como cofator para diversas reações catalisadas enzimaticamente que envolvem a transferência de grupos sulfidrila da coenzima A. Essas reações são importantes para o metabolismo oxidativo dos carbohidratos, a gliconeogênese, a síntese e a degradação de ácidos graxos e a síntese de esteróis, hormônios esteróides e porfirinas.
O ácido fólico desempenha uma atuação fundamental na maturação das hemácias e síntese das purinas e pirimidinas.
Quanto aos minerais, incluindo os oligoelementos, podemos sintetizar o papel desempenhado pelos mesmos, ilustrando as seguintes funções biológicas: potássio – na atividade muscular, transmissão nervosa, balanço ácido-básicointracelular e retenção de água; cálcio – formação de ossos e dentes, coagulação sanguínea, atividade neuromuscular, contratilidade e condução miocárdica; fósforo: na formação de osso e dente, balanço ácido-básico, componente dos ácidos nucléicos e produção de energia; magnésio – condução nervosa, contração muscular e ativação enzimática; ferro – formação da hemoglobina, mioglobina e enzimas: Iodo – formação da tiroxina, triiodotironina e mecanismos de controle de energia; cobre – componente de enzimas, hematopoiese; cromo – compõe a molécula da vitamina B12, participa de vários processos enzimáticos, está associado com um complexo orgânico chamado fator de tolerância a glicose que age com a insulina para promover a utilização normal da glicose; manganês – componente de vários sistemas enzimáticos, é essencial para a estrutura óssea normal.