Reações adversas melhoral c

MELHORAL C com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MELHORAL C têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MELHORAL C devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ácido acetilsalicílico vem sendo usado como analgésico e antipirético por centenas de milhares de pessoas desde a sua descoberta há mais de cem anos. A despeito da sua idade, o ácido acetilsalicílico ainda é o padrão para comparação e avaliação de nov as substâncias e uma das drogas mais amplamente estudadas. Nos testes com animais, os salicilatos causaram dano renal, mas não outras lesões orgânicas. O ácido acetilsalicílico foi adequadamente testado quanto à mutagenicidade e carcinogenicidade; não foi observado nenhum indício relevante de potencial mutagênico ou carcinogênico.
Os eventos adversos do ácido acetilsalicílico são apresentados em frequência decrescente a seguir:
Reação Comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Gerais: reação alérgica; ressecamento da pele; irritação estomacal, náuseas, vômitos; Síndrome de Stevens Johnson.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Gerais: hipoglicemia; choque anafilático; destruição das plaquetas; anemia hemofílica; hemorragia silenciosa no estômago; úlcera péptica com ou sem hemorragia, otoxicidade (sendo mais comum quando há a utilização de altas doses e por tempo prolongado); insuficiência renal (principalmente em pacientes que dependem das prostaglandinas para funcionamento renal); asma (têm sido reportados casos de crise asmática, particularmente em pacientes com intolerância ao ácido acetilsalicílico); angina do peito (pode piorar os ataques de angina aumentando-os com frequência); doenças virais podem desencadear a Síndrome de Reye.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.