Características farmacológicas menogon

MENOGON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MENOGON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MENOGON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
Mulheres:
Menogon® contém FSH e LH, ambos necessários no processo de indução do crescimento folicular e estímulo da produção de esteroides gonadais em mulheres que não sofrem de insuficiência da função ovariana primária. O FSH é o condutor primário do recrutamento folicular e do crescimento na foliculogênese inicial, enquanto que o LH é importante para a esteroidogênese ovariana e está envolvido nos eventos fisiológicos, levando ao desenvolvimento de um folículo pré-ovulatório adequado. O crescimento folicular pode ser estimulado pelo FSH na ausência total do LH, porém os folículos resultantes desenvolvem-se de forma anormal e estão associados a níveis baixos de estradiol e a incapacidade de luteinizar até um estímulo normal ovulatório.
Em linha com a ação da atividade do LH em aumentar a atividade da esteroidogênese, os níveis de estradiol associados ao tratamento com a menotropina (Menogon®) são maiores do que com os preparados de FSH recombinante em ciclos FIV/ICSI que sofreram down-regulation. Esta questão deve ser considerada durante o monitoramento da resposta das pacientes quanto aos níveis de estradiol. A diferença nos níveis de estradiol não é encontrada quando são utilizados protocolos de baixa dose para a indução da ovulação em pacientes anovulatórias.

Homens:
Nos testículos, o FSH estimula a espermatogênse pelas células de Sertoli. Possui efeito principalmente sobre a maturação do esperma e no desenvolvimento de espermatozoides. No entanto, é necessária alta concentração de andrógeno intratesticular, o que requer tratamento anterior com hCG (por exemplo, Choragon®).

Propriedades farmacocinéticas
O perfil farmacocinético de FSH no Menogon® foi documentado. Após 7 dias de doses repetidas de 150 U.I. no Menogon®IM em mulheres saudáveis que sofreram down-regulation, a média da concentração plasmática da concentração de FSH (linha basal corrigida) foi de 9,3 U.I./L. A concentração máxima de FSH foi atingida dentro de 6 horas. Apesar de a concentração individual de LH versus curvas de tempo demonstrarem um aumento na concentração de LH após a dose de Menogon®, os dados disponíveis foram inconclusivos para serem objeto de análise farmacocinética.
Menogon® é excretado primariamente pelos rins.
A farmacocinética de Menogon® em pacientes com insuficiência renal ou hepática não foi investigada.