Características farmacológicas menopur

MENOPUR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MENOPUR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MENOPUR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
Menopur® é uma menotropina, que contém 75 UI de FSH e 75 UI de LH altamente purificados. A menotropina contém tanto a atividade do FSH quanto a atividade do LH, induzindo o crescimento folicular ovariano, o seu desenvolvimento e também a produção de esteroides das gônadas nas mulheres que não possuem deficiência ovariana primária. O FSH é o primeiro a participar do recrutamento e do crescimento no início da foliculogênese, enquanto que o LH é importante para a esteroidogênese e está envolvido nos eventos fisiológicos levando ao desenvolvimento de um folículo préovulatório adequado. O crescimento folicular pode ser estimulado pelo FSH, mesmo na ausência total do LH, porém, os folículos resultantes desenvolvem-se com anormalidades e estão associados a baixos níveis de estradiol e na incapacidade de luteinização para um estímulo ovulatório normal. De acordo com atividade do LH em aumentar a esteroidogênese, os níveis de estradiol associados ao tratamento com Menopur® são maiores do que com as preparações de FSH recombinante em ciclos de supressão (down-regulation) para FIV/ICSI. Este fato deve ser considerado durante a monitorização da resposta das pacientes, baseado nos níveis de estradiol. A diferença nos níveis de estradiol não é encontrada quando se utiliza um protocolo de indução da ovulação com baixa dosagem, em pacientes anovulatórias.
Propriedades farmacocinéticas
O perfil farmacocinético do FSH de Menopur® foi documentado. Após 7 dias de doses repetidas com 150 U.I. de Menopur® em voluntárias saudáveis submetidas à supressão, a concentração máxima no plasma de FSH (linha basal) (média ± DP) para a administração SC e IM foi respectivamente 8,9 ± 3,5 U.I./L e 8,5 ± 3,2 U.I./L. As concentrações máximas de FSH foram atingidas dentro de 7 horas por ambas as vias de administração. Após administrações repetidas, o FSH foi eliminado com meia vida (média ± DP) de 30 ± 11 horas e 27 ± 9 horas para a administração SC e IM respectivamente. Apesar da concentração individual do LH versus as curvas de tempo mostrarem um aumento na concentração do LH após a administração de Menopur®, os dados disponíveis são muito escassos para serem objetos de análise da farmacocinética. A menotropina é excretada basicamente pelos rins. Não foi investigada a farmacocinética de Menopur® em pacientes com disfunção hepática ou renal.