Reações adversas miacalcic

MIACALCIC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MIACALCIC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MIACALCIC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Administração injetável
Náusea, vômito, rubor e tontura são dose-dependentes e são mais frequentes após a administração intravenosa do que após a administração intramuscular ou subcutânea. Poliúria e calafrios geralmente desaparecem espontaneamente e, em alguns poucos casos, é necessária a redução temporária da dose.

Administração intranasal
Efeitos adversos locais são geralmente leves (aproximadamente 80% dos relatos) e requerem descontinuação do tratamento em menos de 5% dos casos.

Administração injetável e intranasal
As reações adversas de diversas fontes, incluindo ensaios clínicos e experiências pós-comercialização (Tabela 1) estão listadas de acordo com as classes de sistemas de órgãos do MedDRA. Dentro de cada classe de órgãos, as reações adversas estão ordenadas pela frequência, com as reações mais frequentes primeiro. Dentro de cada grupo de frequência, as reações adversas estão apresentadas decrescente de gravidade. Além disso, a categoria de frequência correspondente para cada reação adversa é baseada na seguinte convenção (CIOMS III): muito comum (=> 1/10); comum (=> 1/100, < 1/10); incomum (=> 1/1,000 0.1 a < 1/100); raro (=> 1/10.000a < 1/1.000); muito raro (< 1/10.000), desconhecido (frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).
Tabela 1 – Reações adversas reportadas de diversas fonts, incluindo ensaios clínicos e experiências pós- comercialização

Distúrbios do sistema imunológico
As meta-análises de estudos clínicos controlados e randomizados realizados em pacientes com osteoartrite e osteoporose demonstraram que o uso prolongado de calcitonina está associado com um pequeno aumento, mas estatisticamente significante, na incidência de neoplasias malignas em comparação com placebo. Um mecanismo para esta observação não foi identificado (vide “Advertências e precauções”).

Distúrbios do sistema imunológico  
Raro: Hipersensibilidade
Hipersensibilidade Anafilaxia e reações anafilactoides, choque anafilático
Distúrbios metabólicos e nutricionais  
Desconhecido: Hipocalcemia
Distúrbios do sistema nervoso  
Comum: Dor de cabeça, tontura, disgeusia
Desconhecido: Tremor
Distúrbios oculares  
Incomum: deficiência visual
Distúrbios vasculares  
Comum: Rubor
Incomum: Hipertensão
Distúrbios respiratório, torácico e mediastinal (apenas spray nasal)  
Muito comum: Desconforto nasal, congestão nasal, edema nasal, espirro, rinite, secura nasal, rinite alérgica, irritação nasal, odor nasal, eritema da mucosa nasal, escoriação da mucosa
Comum: Epistaxe, sinusite, rinite ulcerativa, faringite
Incomum: Tosse
Distúrbios gastrintestinais  
Comum: Náusea, diarreia, dor abdominal
Incomum: Vômito
Distúrbios do tecido cutâneo e subcutâneo  
Raro: Rash generalizado
Desconhecido: Urticária (apenas solução injetável)
Distúrbios do tecido musculoesquelético e conjuntivo  
Comum: Artralgia
Incomum: Dor musculoesquelética
Distúrbios renais e urinários (apenas injetável)  
Raro: Poliúria
Distúrbios gerais e condição do local de administração  
Comum: Fadiga
Incomum: Sintomas semelhantes à gripe, edema facial, de extremidades e generalizado
Raro: Reação no local de injeção (apenas solução injetável), prurido



Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.