Advertências miodon

MIODON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MIODON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MIODON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gerais – em pacientes idosos, a redução da frequência cardíaca pode ser mais pronunciada. A amiodarona produz prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma (que reflete o prolongamento de repolarização) e eventualmente o aparecimento de uma onda U, o que não indica intoxicação, mas sim impregnação terapêutica e não constitui contraindicação à continuação do tratamento.

O aparecimento de bloqueio atrioventricular de 2° ou 3° grau, bloqueio sinoatrial ou de um bloqueio bifascicular durante o tratamento com amiodarona determina a suspensão do tratamento. Diante de um bloqueio atrioventricular de 1° grau deve-se reforçar a monitorização. Aparecimento de dispneia ou tosse não produtiva pode estar relacionado a toxicidade pulmonar (ver Reações Adversas).

É recomendável realizar ECG, teste de TSH ultrassensível e medida de potássio sérico antes de iniciar o tratamento. As reações adversas são geralmente relacionadas à posologia. Portanto, deve-se adotar na manutenção do tratamento a dose mínima eficaz, a fim de evitar ou minimizar os efeitos indesejáveis. Os pacientes em tratamento com Miodon® devem ser aconselhados a evitar exposição aos raios solares, ou a usar medidas protetoras. A amiodarona pode provocar distúrbios da tireoide (ver Reações Adversas), sobretudo em pacientes com antecedentes pessoais ou familiares de doença tireoideana. Recomenda-se avaliação clínica e laboratorial antes e durante o tratamento com Miodon®, e por vários meses após a descontinuação. Em caso de suspeita de disfunção da tireoide, deve ser pesquisado o nível sérico de TSH ultrassensível. Recomenda-se efetuar avaliação regular de testes de função hepática (transaminases), durante o tratamento.

Gravidez – este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Tendo em vista seus efeitos sobre a glândula tireoide do feto, a amiodarona está contraindicada durante a gravidez, a não ser em casos excepcionais.

Lactação – O uso de amiodarona durante a amamentação é contraindicado devido à passagem para o leite em quantidades significativas.

Pediatria – Este medicamento não é recomendado para o uso em pacientes pediátricos.

Geriatria (idosos) – Em pacientes idosos, a redução da frequência cardíaca pode ser mais pronunciada com o uso da amiodarona. Recomenda-se um acompanhamento mais estrito neste tipo de paciente.