Bula para paciente mirtazapina

MIRTAZAPINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MIRTAZAPINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MIRTAZAPINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Leia atentamente este texto antes de começar a tomar o medicamento, ele informa sobre as propriedades deste medicamento. Se persistirem dúvidas ou estiver inseguro fale com seu médico. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome do rótulo e não administre caso haja sinais de violação e/ou danos na embalagem.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A mirtazapina e um medicamento pertencente a classe dos antidepressivos. Estes medicamentos atuam sobre as funcoes quimicas desbalanceadas em seu cerebro causando depressao. A mirtazapina comeca a apresentar eficacia, em geral, apos uma a duas semanas de tratamento.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
A mirtazapina esta indicada no tratamento de estados depressivos.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contra-indicações: Este medicamento e contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a mirtazapina ou a qualquer componente da formula. Advertências: Atencao, este medicamento contem corantes que podem eventualmente causar reacoes alergicas.
– Informe ao medico o aparecimento de reacoes indesejaveis. mirtazapina
– Nao e recomendado o uso de mirtazapina em criancas. Interações medicamentosas: Nenhum outro medicamento deve ser tomado sem o consentimento de seu medico. Nao tome bebidas alcoolicas durante o tratamento. Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe seu médico se ocorrer gravidez ou se iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM O CONSENTIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Características do produto: a mirtazapina apresenta-se em comprimidos de administracao oral, com as seguintes caracteristicas: mirtazapina 30 mg : comprimidos oblongos de cor rosa, sulcados em um dos lados. mirtazapina 45 mg : comprimidos oblongos de cor branca, lisos em ambos os lados. Cuidados de administração: Siga a orientacao do seu medico, respeitando sempre os horarios, as doses e a duracao do tratamento. Os comprimidos de mirtazapina deverao ser ingeridos inteiros, com o auxilio de algum liquido. Este medicamento nao deve ser mastigado.

Posologia: Os comprimidos de mirtazapina devem ser tomados uma vez ao dia, preferencialmente a noite, ao deitar. Interrupção do tratamento: A melhora dos sintomas e observada progressivamente com o decorrer do tratamento. Nao interromper o tratamento sem o conhecimento do seu medico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. A data de fabricação e o prazo de validade estão impressos na embalagem externa do produto.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Informe ao seu medico o aparecimento de reacoes desagradaveis. A mirtazapina geralmente e bem tolerada. As reacoes adversas mais comuns que poderao ocorrer com o uso do medicamento sao: dores de cabeca, tonturas, sonolencia, mal-estar, secura da boca, alteracoes em certos exames de sangue, inchacos, aumento da regiao das mamas em homens, dores nas articulacoes, ictericia, queda da pressao arterial, visao turva.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
No caso de superdose, procurar auxilio medico imediato. Os sintomas de superdose de mirtazapina incluem: confusao, sonolencia, perda de memoria e taquicardia. Em caso de superdose procure um centro de controle de intoxicação ou socorro médico.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (15 – 30°C). Proteger da luz e umidade. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.