Modo de usar mirtazapina

MIRTAZAPINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MIRTAZAPINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MIRTAZAPINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A mirtazapina apresenta uma meia-vida de 20 a 40 horas e, portanto, deve ser administrada em dose unica diaria, preferencialmente a noite, ao deitar. Os comprimidos deverao ser tomados inteiros, sem mastigar, com auxilio de algum liquido.
O tratamento deve continuar com a dose diaria inalterada, nos pacientes que apresentarem uma resposta terapeutica satisfatoria. A dose pode ser aumentada para 45 mg/dia, em pacientes que nao apresentarem melhora significativa. O tratamento com mirtazapina deve ser continuado por pelo menos quatro a seis meses apos a remissao completa dos sintomas. Apos esse periodo, o tratamento podera ser gradualmente descontinuado. O tratamento com doses adequadas deve resultar em resposta positiva entre duas e quatro semanas. No caso de uma resposta inadequada, a dose podera ser aumentada ate a dose maxima. Se nao houver resposta entre duas a quatro semanas, o tratamento devera ser interrompido. A dose eficaz situa-se entre 15 mg e 45 mg/dia.