Posologia de mitexan

MITEXAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MITEXAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MITEXAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Deve-se administrar mesna em quantidade suficiente para proteger o paciente dos efeitos urotóxicos das oxazafosforinas.
A duração do tratamento com mesna deve ser igual ao tratamento com oxazafosforinas mais o tempo levado para a concentração dos metabólitos da oxazafosforina cair a níveis não tóxicos. Isto ocorre normalmente 8 a 12 horas após o final da terapia com oxazafosforinas, mas pode variar de acordo com o esquema posológico da oxazafosforina. Ao calcular-se a dose de mesna, esta deve ser arredondada para baixo, para o comprimido de dosagem mais próxima. A excreção urinária deve ser mantida em 100 ml/hora (como é necessário para o tratamento com oxazafosforinas) e a urina monitorizada com relação à hematúria e proteinúria durante o período de tratamento.
Comparada com a administração intravenosa, a biodisponibilidade total da mesna na urina após administração oral é de aproximadamente 50% e o início da excreção urinária sofre um atraso de até 2 horas e é mais prolongado do que com a administração intravenosa.

– Para terapia intermitente com oxazafosforinas:
MITEXAN (mesna) comprimidos deve ser administrado na dose de 40% da dose (em peso) de oxazafosforina.
Ao calcular-se a dose de mesna, esta deve ser arredondada para baixo, para o comprimido de dosagem mais próxima. A administração oral de MITEXAN (mesna) deve ser realizada 2 horas antes da administração da oxaza fosforina e repetida após 2 e 6 horas.

Por exemplo:

 

– 2 horas

0 hora

2 horas

6 horas

Oxazafosforina

1 g I.V.

MITEXAN (mesna)

400 mg V.O.

400 mg V.O.

400 mg V.O.



Alternativamente, pode-se administrar uma dose inicial intravenosa de mesna (20% da dose (em peso) de oxazafosforina) junto com a dose de oxazafosforina. Nesse caso, a administração de MITEXAN (mesna) comprimidos deve ser feita 2 e 6 horas após a administração intravenosa de oxazafosforina.

Por exemplo:

 

0 hora

2 horas

6 horas

Oxazafosforina

1 g I.V.

MITEXAN (mesna)

200 mg I.V.

400 mg V.O.

400 mg V.O.



– Para terapias com ifosfamida e mesna em infusão de 24 horas:
MITEXAN (mesna) comprimidos deve ser administrado na dose de 40% da dose (em peso) de ifosfamida. A administração deve ser feita ao término da infusão e repetida após 2 e 6 horas. Ao calcular-se a dose de mesna, esta deve ser arredondada para baixo, para o comprimido de dosagem mais próxima.

Por exemplo:

 

0 hora

0 – 24 horas

24 horas

26 horas

30 horas

Ifosfamida

Infusão

de 5 g/m2

MITEXAN (mesna)

1 g/m2 I.V.

Infusão

de 5 g/m2

2 g/m2 V.O.

2 g/m2 V.O.

2 g/m2 V.O.



– Para terapias com ifosfamida em infusão contínua:
MITEXAN (mesna) comprimidos deve ser administrado na dose de 40% da dose (em peso) de ifosfamida administrada nas últimas 24 horas de infusão após o término desta e repetida após 2 e 6 horas. Ao calcular-se a dose de mesna, esta deve ser arredondada para baixo, para o comprimido de dosagem mais próxima.

Por exemplo:

 

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Dia 4

 

0 hora

0 – 24 horas

0 – 24 horas

0 – 24 horas

24 horas

2 horas

6 horas

Ifosfamida

Infusão

de 2g/m2

Infusão

de 2g/m2

Infusão

de 2g/m2

MITEXAN (mesna)

0,4 g/m2

I.V.

Infusão

de 2g/m2

Infusão

de 2g/m2

Infusão

de 2g/m2

0,8 g/m2

V.O.

0,8 g/m2

V.O.

0,8 g/m2

V.O.



Doses maiores de mesna podem ser administradas se ocorrer toxicidade urotelial.
– Crianças
Em crianças pode ser necessário diminuir o intervalo entre as doses e/ou aumentar o número de doses individuais. Este esquema protege as crianças, que geralmente têm micção mais frequente.
– Pacientes de alto risco
Pacientes que tiveram o urotélio danificado em tratamentos prévios com oxazafosforinas ou irradiação pélvica, ou que não são protegidos adequadamente por MITEXAN (mesna) na dose padronizada, como, por exemplo, pacientes com histórico de doença do trato urinário: a dose de 40% da dose de oxazafosforina deve ser administrada em intervalos menores do que 4 horas e/ou o número de doses aumentado.