Bula para paciente naproxeno

NAPROXENO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NAPROXENO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NAPROXENO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Leia atentamente este texto antes de começar a tomar o medicamento, ele informa sobre as propriedades deste medicamento.
Se persistirem dúvidas ou estiver inseguro fale com seu médico.
Antes de utilizar o medicamento, confira o nome do rótulo e não administre caso haja sinais de violação e/ou danos na embalagem.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O naproxeno é um antinflamatório (reduz a inflamação) com ação analgésica (alívio da dor) e antitérmica (reduz a febre).

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
O naproxeno é indicado para alívio da dor causada por inflamação nos casos de: dor reumática, dor articular, dor nas costas, dor na coluna vertebral, cefaléia, enxaqueca, dor muscular, dor após traumatismos e/ou decorrente da prática esportiva (contusões, entorses, distensões), cotovelo do tenista, dor na perna, dor ciática, dor de garganta, torcicolo, tendinite, bursite, dor varicosa e outras dores.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O naproxeno é contra-indicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, em casos de úlcera péptica gástrica ou duodenal ativa e sangramento gastrintestinal ativo.
Devido a possibilidade de reação cruzada, o naproxeno não deve ser administrado a pacientes nos quais o ácido acetilsalicílico ou outros antiinflamatórios não esteroidais ou analgésicos que induzam asma, rinite, pólipos nasais ou urticária .
Deve-se ter cautela com o uso de naproxeno em pacientes idosos. Informe seu médico caso você tenha problemas no coração, fígado, rim ou doenças gastrintestinais.
Atenção especial deve ser tomada com o uso simultâneo com hidantoínas, sulfonamidas, sulfoniluréia, probenecida e metotrexato. Não é recomendada a administração de naproxeno com antiácidos, colestiramina e anticoagulantes do tipo cumarínicos.

“Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe seu médico se ocorrer gravidez ou se iniciar amamentação durante o uso deste medicamento”
“Informe ao médico ou cirurgião dentista o aparecimento de reações indesejáveis”.
“Informe ao médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento”.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O comprimido deverá ser ingerido com um pouco de líquido, sem mastigar.
Não é recomendado o uso de naproxeno por mais de 10 dias consecutivos, a não ser sob orientação médica.

“Para dosagem: vide o item POSOLOGIA em INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE”.
“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.
“Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico”.
“Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento. A data de fabricação e o prazo de validade estão impressos na embalagem externa do produto”.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Alguns pacientes podem apresentar sonolência, tontura, vertigem, insônia ou depressão. Estes devem ter cautela ao realizar atividades que requerem atenção.
Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis tais como: náuseas, dor abdominal, dores no estômago, diarréia, azia, dor de cabeça, enxaqueca, zumbido, tonturas, sonolência, sudorese, prurido, alterações na audição e visão, falta de ar, inchaço, palpitações e sede bem como quaisquer outros sinais ou sintomas.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Em caso de ingestão, acidental ou proposital, de quantidade excessiva de naproxeno procurar serviço medico de urgência onde possa ser realizado esvaziamento gástrico e empregadas as medidas usuais de suporte.

“Em caso de superdose procure um centro de controle de intoxicação ou socorro médico”.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em local fresco (15 – 30����°C) e seco.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS