Características farmacológicas nasacort

NASACORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NASACORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NASACORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
A triancinolona acetonida é um potente derivado da triancinolona e é aproximadamente 8 vezes mais potente do que a prednisona em modelos de inflamação em animais.
Embora o mecanismo preciso de ação antialérgica dos corticosteroides seja desconhecido, sabe-se que os mesmos são clinicamente muito eficazes no tratamento de doenças alérgicas.
Estudos clínicos em adultos e crianças acima de 12 anos de idade com rinite alérgica sazonal ou perene demonstraram que NASACORT® (triancinolona acetonida) suspensão nasal, na dose de 220 μg por dia, promove alívio dos sintomas nasais, incluindo espirros, obstrução, secreção e prurido, estatisticamente significativo quando comparado com o placebo. A segurança e eficácia de NASACORT® (triancinolona acetonida) suspensão nasal também foram adequadamente estudadas em crianças com idade entre 6 e 12 anos. Reduções estatisticamente significativas na gravidade dos sintomas nasais de rinite alérgica foram demonstradas com doses de 110 ou 220 μg por dia.
NASACORT® (triancinolona acetonida) suspensão nasal não apresenta efeito imediato nos sinais e sintomas alérgicos. Uma melhora nos sintomas de alguns pacientes pode ser aparente no primeiro dia de tratamento e o alívio pode ser esperado em 3 a 4 dias. Se NASACORT® (triancinolona acetonida) suspensão nasal for prematuramente descontinuado, os sintomas podem não recorrer por vários dias.
Em estudos clínicos realizados em adultos e crianças com doses até 440 μg por dia com triancinolona acetonida, via intranasal, não se observou supressão do eixo hipotálamo-pituitária- adrenal (HPA).

Farmacocinética
A administração intranasal de dose única de 220 μg de triancinolona acetonida em adultos sadios e em pacientes com rinite alérgica demonstrou baixa absorção da triancinolona acetonida. A concentração plasmática máxima foi de aproximadamente 0,5 ng/mL (intervalo de 0,1 a 1,0 ng/mL), e ocorreu 1,5 horas após a administração da dose. A concentração plasmática média da droga foi menor do que 0,06 ng/mL em 12 horas e abaixo do limite de detecção do ensaio em 24 horas. A meia vida terminal média foi de 3,1 horas.
A proporcionalidade da dose foi demonstrada tanto em voluntários sadios como em pacientes, após dose única intranasal de 110 ou 220 μg de NASACORT® (triancinolona acetonida) suspensão nasal. Após múltiplas doses (440 μg/ dia) em pacientes pediátricos, as concentrações plasmáticas, AUC, Cmáx e Tmáx
foram similares aos valores observados em pacientes adultos.
Foram identificados três metabólitos da triancinolona acetonida no plasma humano: acetonida de 6β-hidroxitriancinolona, acetonida de 21-carboxitriancinolona e acetonida de 21-carboxi-6β- hidroxitriancinolona. Os três metabólitos não têm atividade farmacológica significativa em relação ao composto original.

Dados de segurança pré-clínicos
Em estudos pré-clínicos foram observados somente os efeitos típicos de glicocorticoides.
Nenhuma evidência de mutagenicidade foi detectada a partir de testes in vitro (um teste de mutação reversa em Salmonella e um teste de mutação em células de ovário de hamster chinês) e estudos em roedores não mostraram carcinogenicidade relacionada ao tratamento com triancinolona acetonida.
Como outros corticosteroides, a triancinolona acetonida mostrou-se teratogênico em animais, resultando (em ratos e coelhos) em fenda palatina e/ou hidrocefalia interna e defeitos esqueléticos axiais. Outros efeitos teratogênicos, incluindo malformações cranianas e no SNC foram observadas em primatas.
Triancinolona acetonida em roedores causou aumento de reabsorção fetal e natimortos, diminuição do peso e taxa de sobrevivência da prole, mas sem alterações nas taxas de gravidez.