Modo de usar nasacort

NASACORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NASACORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NASACORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



PREPARANDO PARA USAR
NASACORT® (triancinolona acetonida) suspensão nasal deve ser usado somente para administração nasal. O frasco deve ser preparado antes do primeiro uso. Mantenha o fundo do frasco sobre o dedo polegar e o atuador entre os dedos indicador e médio, apoiados sobre as abas laterais do frasco. Empurre o fundo do frasco usando o polegar contra os dedos indicador e médio de maneira firme e rápida para se obter um jato inicial. Repita esta operação por mais 4 ou 5 vezes, obtendo, assim, o jato ideal (suspensão nasal fina). Agora o seu frasco de NASACORT® (triancinolona acetonida) está preparado e pronto para o uso e permanecerá adequado por mais duas semanas. Se não for utilizado por mais de duas semanas, pode ser realizada uma nova preparação com uma atuação. Segure o atuador apontando longe de você enquanto realiza este procedimento. É importante agitar o frasco suavemente antes de cada uso. Para melhores resultados, o produto deve ser utilizado regularmente.

USANDO NASACORT® (triancinolona acetonida)
1. Se for necessário, assoe suavemente o nariz para limpar as narinas.
2. Destampe o frasco e remova seu grampo de segurança (guarde-o, pois será recolocado ao final da operação). Não tente alargar o orifício de saída da ponta do frasco, pois ele está calibrado para uso. Se o atuador (cilindro com abas laterais) se desprender da base, reintroduza-o novamente na base.
3. Agite o frasco. É importante agitar o frasco suavemente antes de cada uso.
4. Segure firmemente o frasco com os dedos indicador e médio apoiados nas abas laterais do atuador do spray e o polegar no fundo do frasco. Seja cuidadoso para que o frasco não escape de seus dedos enquanto você borrifa.
5. Coloque delicadamente a ponta do spray dentro de uma das narinas. INCLINE A CABEÇA
PARA FRENTE, deste modo o spray se dirigirá para o fundo do nariz.
6. Direcione a ponta do frasco em linha reta dentro da narina. Tampe a outra narina com um dedo. Borrife a suspensão nasal pressionando o fundo do frasco com o polegar firme e rapidamente, mantendo o atuador na mesma posição. Inale suavemente ao mesmo tempo em que está borrifando o spray. Repita este mesmo procedimento na outra narina.
7. Repita os itens 4, 5 e 6 conforme a posologia recomendada (vide item POSOLOGIA) ou de acordo com a recomendação médica.
8. Evite assoar o nariz nos 15 minutos seguintes à administração.
9. Mantenha o frasco fechado com a tampa e o grampo de segurança, enquanto não estiver em uso.

APÓS O USO
Limpe o atuador cuidadosamente com um lenço de papel ou pano limpo e recoloque a tampa e o grampo de segurança.
Se o spray não funcionar e puder estar entupido, limpe conforme descrito a seguir. NUNCA tente desentupir ou alargar o orifício de saída do spray com um alfinete ou outro objeto pontiagudo porque isto destruirá o mecanismo do spray.
O spray deve ser limpo pelo menos uma vez por semana ou mais frequentemente se estiver entupido.

PARA LIMPAR O SPRAY
1. Remova a tampa do frasco e o atuador de spray (puxar);
2. Mergulhe a tampa do frasco e o atuador de spray em água morna por alguns minutos e enxágue com água fria corrente;
3. Retire o excesso de água e deixe secar;
4. Recoloque o atuador de spray;
5. Empurre o fundo do frasco conforme necessário, até que a suspensão fina seja obtida e use-o normalmente.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Uma nova preparação será necessária somente quando o frasco de NASACORT® (triancinolona acetonida) não for utilizado por mais do que 14 dias. Para uma nova preparação agite o frasco e proceda conforme as instruções PREPARANDO PARA USAR (vide acima). Não é necessário realizar este procedimento quando o uso for frequente.
Utilize a tabela abaixo para anotar quantas vezes utilizou NASACORT® (triancinolona acetonida). Esta é uma forma de assegurar que você usou as 60 atuações (frasco com 8,5 mL) ou 120 atuações (frasco com 16,5 mL) contidas no frasco. Note que cada frasco contém uma quantidade extra de suspensão nasal, que permite o preparo inicial necessário.
Mantenha a tabela próxima ao frasco de NASACORT® (triancinolona acetonida) ou fixe-a em local conveniente. Marque no círculo cada atuação utilizada. DESCARTE O FRASCO DE NASACORT® (triancinolona acetonida) APÓS 60 ATUAÇÕES OU 1 MÊS após iniciado o tratamento com o frasco com 8,5 mL e APÓS 120 ATUAÇÕES OU 2 MESES após o início do tratamento com o frasco com 16,5 mL de produto. Qualquer suspensão remanescente não deve ser transferida para outro frasco.