Características farmacológicas natrilix

NATRILIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NATRILIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NATRILIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades Farmacodinâmicas:
A indapamida é uma sulfonamida com um anel indólico, farmacologicamente relacionada aos diuréticos tiazídicos, que age inibindo a reabsorção do sódio ao nível do segmento de diluição cortical. A indapamida aumenta a excreção urinária de sódio e cloretos e, em menor escala, a excreção de potássio e magnésio, aumentando assim a diurese. Sua ação anti-hipertensiva ocorre em doses onde suas propriedades diuréticas são mínimas. Além disso, esse efeito anti-hipertensivo tem sido demonstrado em pacientes hipertensos sem função renal.
Os estudos de Fases II e III demonstraram, em monoterapia, um efeito anti-hipertensivo que se prolonga por 24 horas em doses onde suas propriedades diuréticas são mínimas. Esta atividade anti-hipertensiva é demonstrada por uma melhoria do tônus arterial e uma diminuição das resistências periféricas totais e arteriolares.
Como os outros diuréticos, o mecanismo de ação vascular da indapamida está relacionado à:
-redução na contratilidade do músculo liso vascular em associação com uma modificação nos mecanismos de troca iônica transmembrana, especialmente em relação ao cálcio;
-estimulação da síntese de prostaglandina PGE2 e de prostaciclina PGI2, vasodilatador e antiplaquetário.
Como os outros diuréticos, a indapamida reduz a hipertrofia do ventrículo esquerdo.
Por outro lado, foi demonstrado a curto, médio e longo prazo no paciente hipertenso que NATRILIX®(indapamida):
-não altera o metabolismo lipídico: triglicerídeos, colesterol LDL e colesterol HDL;
-não altera o metabolismo glicídico, mesmo no paciente diabético hipertenso.
Os diuréticos tiazídicos possuem um efeito terapêutico em platô acima de uma determinada dose, enquanto que os efeitos adversos continuam a aumentar. Assim sendo, se o tratamento não apresentar os resultados esperados, não se deve aumentar a dose.

Propriedades farmacocinéticas:
Absorção:
A biodisponibilidade da indapamida é alta (93%).
O pico de concentração plasmática (Tmax) no homem é atingido entre uma e duas horas após uma dose de 2,5 mg.

Distribuição:
A taxa de ligação às proteínas plasmáticas é superior a 75 %.
A meia-vida de eliminação está compreendida entre 14 e 24 horas (média de 18 horas). O estado de equilíbrio é atingido após 7 dias.
A administração repetida da indapamida aumenta as concentrações plasmáticas no estado estável (platô) se comparada com uma administração única, no entanto, o platô permanece estável com o passar do tempo, indicando que não ocorre acúmulo.

Eliminação:
O clearance renal representa 60 a 80% do clearance total.
A indapamida é excretada principalmente sob a forma de metabólitos, sendo encontrado somente 5% do produto inalterado na urina.

Insuficiência renal:
Os parâmetros farmacocinéticos não estão modificados.

Dados pré-clínicos de segurança:
As mais altas doses administradas por via oral em diferentes espécies animais (40 a 8000 vezes a dose terapêutica) demonstraram uma exacerbação das propriedades diuréticas da indapamida. Os principais sintomas dos estudos de toxicidade aguda com uma administração intravenosa ou intraperitonial de indapamida são relacionados com a atividade farmacológica da indapamida (bradipneia e vasodilatação periférica). Os testes de mutagenicidade e carcinogenicidade da indapamida foram negativos.