Características farmacológicas nimbium

NIMBIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NIMBIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NIMBIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
O cisatracúrio é um relaxante da musculatura esquelética benzilisoquinolínio, não-despolarizante e de duração intermediária. Estudos clínicos realizados em homens indicaram que Nimbium® não está associado à liberação dose-dependente de histamina, mesmo em doses de até (ou igual a) oito vezes a DE (dose necessária para produzir a depressão de 95% da resposta contrátil do músculo adutor do polegar à estimulação do nervo ulnar).
O cisatracúrio se liga aos receptores colinérgicosna placa motora terminal, antagonizando a ação da a cetilcolina e resultando em bloqueio competitivo da transmissão neuromuscular. Essa ação é prontamente revertida pelo uso de inibidores da acetilcolinesterase, como neostigmina ou edrofônio.
A DE95 (dose necessária para produzir uma depressão de 95% da resposta contrátil do músculo adutor do polegar à estimulação do nervo ulnar) do cisatracúrio foi estimada em 0,05 mg/kg de peso corpóreo, durante anestesia com opioides (tiopental/fentanil/midazolam). A DE95 de Nimbium® em crianças durante anestesia por halotano é de 0,04 mg/kg.

Propriedades farmacocinéticas Farmacocinética em pacientes adultos:
A farmacocinética não-compartimental do Nimbium® não se mostrou dose-dependente na faixa estudada (0 ,1 a 0,2 mg/kg, ou duas a quatro vezes a DE95).
Os estudos populacionais confirmam e ampliam esses dados para doses de até 0,4 mg/kg (oito vezes a DE ).

Distribuição
Após a administração de doses de 0,1 e 0,2 mg/kg de Nimbium® a pacientes cirúrgicos adultos sadios, o volume dedistribuição no estado estacionário foi de 121 a 161 mL/kg.

Metabolismo
O cisatracúrio é degradado em pH e temperatura fisiológicos, pela eliminação de Hofmann (um processo químico), ao laudanosina e a um metabólito acrilato monoquaternário. O acrilato monoquaternário é hidrolisado por esterases plasmáticas não específicas a um álcool monoquaternário. Esses metabólitos não possuem atividade bloqueadora neuromuscular.

Eliminação
A eliminação do cisatracúrio é amplamente órgão-independente, mas o fígado e os rins são as principais vias de eliminação de seus metabólitos.

Infusão IV
A farmacocinética do cisatracúrio após infusão de Nimbium® foi similar à farmacocinética após injeção única e m bolus. A farmacocinética foi estudada em pacientes cirúrgicos adultos e sadios que receberam dose inicial em bolus de 0,1 mg/kg, seguida de infusão de manutenção de Nimbium® para manter supressão de 89 a 99% de T 1. O clearance médio do cisatracúrio foi de 6,9 mL/kg/min, e a meia-vida de eliminação, de 28 minutos. O perfil de recuperação após infusão de Nimbium® independe da duração da infusão e é similar ao perfil após injeções únicas em bolus.

Populações especiais Idosos
Não há diferenças clinicamente significativas na farmacocinética do cisatracúrio, bem como no perfil de recuperação, entre pacientes idosos e pacientes adultos jovens. Em um estudo comparativo, o clearance plasmático não foi afetado pela idade. Pequenas diferenças no volume de distribuição (+17% ) e meia vida (+4%) não afetaram o perfil de recuperação (ver Posologia).

Pacientes com insuficiência renal
Não há diferenças clinicamente significativas na farmacocinética do cisatracúrio entre pacientes com insuficiência renal terminal e pacientes adultos sadios. Em um estudo comparativo, não houve diferenças estatisticamente significativas ou clinicamente relevantes nos parâmetros farmacocinéticos do Nimbium®. O perfil de recuperação do Nimbium® permaneceu inalterado nesse grupo de pacientes (ver Posologia).

Pacientes com insuficiência hepática
Não há diferenças clinicamente significativas na farmacocinética do cisatracúrio entre pacientes com insuficiência hepática terminal e pacientes adultos sadios. Em um estudo comparativo entre pacientes submetidos a transplante de fígado e adultos saudáveis, houve pequenas diferenças no volume de distribuição (+21%) e no clearance (+16%), mas que não afetaram a meia vida de eliminação do cisatracúrio. O perfil de recuperação permaneceu in alterado (ver Posologia).

Pacientes em UTI
A farmacocinética do cisatracúrio em pacientes em UTI, recebendo infusões prolongadas, é similar à de pacientes cirúrgicos adultos sadios, recebendo infusões ou injeções únicas em bolus. O clearance médio do cisatracúrio foi de 7,5 mL/kg/min, e a meia vida de eliminação, de 27 minutos. O perfil de recuperação após infusões de Nimbium® nesses pacientes independe da duração da infusão.
As concentrações dos metabólitos foram mais altas e m pacientes em UTI com função renal e/ou hepática alterada (ver Advertências e precauções). Esses metabólitos não contribuem para o bloqueio neuromuscular.