Interações medicamentosas nimbium

NIMBIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NIMBIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NIMBIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Muitas drogas mostraram ter influência sobre a magnitude e/ou duração da ação de agentes bloqueadores neuromusculares não- despolarizantes, incluindo:

Aumento do efeito
·Anestésicos:
-agentes voláteis, como enflurano, isoflurano e halotano;
-cetamina;
-outros agentes bloqueadores neuromusculares não-despolarizantes.
·Outras drogas:
-antibióticos, incluindo aminoglicosídeos, polimixinas, espectinomicina, tetraciclinas, lincomicina e clindamicina;
-antiarrítmicos, incluindo propranolol, bloqueadores de canal de cálcio, lidocaína, procainamida e quinidina;
-diuréticos, incluindo furosemida e, possivelmente, tiazidas, manitol e acetazolamida;
-sais de magnésio;
-sais de lítio;
-drogas bloqueadoras ganglionares: trimetafano e hexametônio.
Em casos raros, determinadas drogas podem agravar ou revelar miastenia gravis latente ou induzir uma síndrome miastênica, resultando em aumento da sensibilidade a agentes bloqueadores neuromusculares não-despolarizantes. Est as drogas incluem vários antibióticos, betabloqueadores (propranolol, oxprenolol), antiarrítmicos (procainamida, quinidina), drogas antirreumáticas (cloroquina, D-penicilamina), trimetafano, clorpromazina, esteroides, fenitoína e lítio.
A administração de suxametônio para prolongar os efeitos de agentes bloqueadores neuromusculares não-despolarizantes podem resultar em um prolongado e complexo bloqueio, o qual pode ser de difícil reversão com anticolinesterásicos.

Redução do efeito
-administração crônica prévia de fenitoína ou carbamazepina;
-tratamentos com agentes anticolinesterase comumente usados no tratamento da doença de Alzheimer (por exemplo, donepezil) podem reduzir a duração e diminuir a taxa do bloqueio neuromuscular com cisatracúrio.

Não causa efeito
– A administração prévia de suxametônio não tem nenhum efeito sobre a duração do bloqueio neuromuscular, após a administração de doses em bolus de cisatracúrio injetável ou nos requisitos da taxa de infusão.