Posologia de nimotop compr

NIMOTOP COMPR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NIMOTOP COMPR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NIMOTOP COMPR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Salvo prescrição médica contrária, recomenda-se a seguinte posologia:
A) Tratamento das alterações da função cerebral em idosos (AFCI): A dose diária é de três vezes 1 comprimido de nimodipino (3 x 30 mg de nimodipino). Em pacientes com função renal seriamente comprometida (taxa de filtração glomerular <20 ml/min), a necessidade do tratamento deve ser cuidadosamente avaliada, com realização regular de exames de acompanhamento.
B) Profilaxia e tratamento das deficiências neurológicas isquêmicas causadas por vasoespasmo cerebral subseqüente à hemorragia subaracnóidea (HSAa): Tendo-se completado o tratamento parenteral (5 a 14 dias), prosseguir a administração de nimodipino por via oral por aproximadamente sete dias: 6 x 2 comprimidos de nimodipino de 4 em 4 horas (60 mg de nimodipino – seis vezes ao dia em intervalos de quatro horas). Em pacientes que desenvolverem efeitos colaterais, deve-se reduzir a dose conforme a necessidade ou interromper o tratamento. Na insuficiência hepática grave, em especial na cirrose, a biodisponibilidade do nimodipino pode aumentar devido à diminuição do efeito de primeira passagem e à redução na depuração metabólica. Nesses casos, os efeitos terapêuticos e os efeitos colaterais (p. ex. hipotensão) podem ser mais pronunciados. Nessas circunstâncias, a dose deverá ser reduzida ou, se necessário, o tratamento deverá ser descontinuado.