Características farmacológicas novomix 30

NOVOMIX 30 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVOMIX 30 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVOMIX 30 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Grupo farmacoterapêutico: Medicamentos usados no diabetes. Insulinas e análogos injetáveis de ação intermediária combinada com ação rápida. Código ATC A10AD05.
Propriedades farmacodinâmicas:
NovoMix® 30 é uma suspensão bifásica de insulina asparte (análogo de insulina de ação rápida) e insulina asparte protaminada (análogo de insulina com ação intermediária). Insulina asparte é equipotente à insulina humana considerando-se a base molar.

Mecanismo de Ação:
O efeito hipoglicemiante da insulina asparte ocorre quando esta facilita a entrada de glicose na célula após a sua ligação aos receptores de insulina nos músculos e células adiposas e simultaneamente inibindo a produção de glicose do fígado.
NovoMix® 30 é uma insulina bifásica que contém 30 % de insulina asparte solúvel. Esta apresenta um rápido início de ação permitindo assim que seja administrada mais perto de uma refeição (dentro de zero a dez minutos de uma refeição) quando comparado à insulina humana solúvel. A fase cristalizada (70 %) consiste de insulina asparte protaminada, que apresenta um perfil de atividade semelhante ao da insulina humana NPH.
Quando NovoMix® 30 é injetado subcutaneamente, o início de ação ocorrerá dentro de 10 a 20 minutos após a aplicação. O efeito máximo é obtido entre 1 e 4 horas após a injeção. A duração da ação é de até 24 horas.
Em pacientes com diabetes tipo 2, uma meta-análise mostrou um risco reduzido de episódios hipoglicêmicos noturnos em geral e de hipoglicemia grave com NovoMix® 30 comparados à insulina humana bifásica 30. O risco de episódios hipoglicêmicos durante o dia em geral foi mais alto em pacientes tratados com NovoMix®30.

População Especial:
Idosos: as propriedades farmacodinâmicas do NovoMix® 30 não foram investigadas em idosos. Entretanto, um estudo da farmacocinética e farmacodinâmica duplo-cego cruzado, randomizado comparando insulina asparte com insulina humana solúvel foi realizado em pacientes com diabetes tipo 2 (19 pacientes com idade entre 65-83 anos, média de 70 anos). As diferenças relativas nas propriedades farmacodinâmicas (GIRmax, AUCGIR, 0-120 min ) entre a insulina asparte e insulina humana solúvel nos idosos foram semelhantes àquelas observadas em sujeitos de pesquisa saudáveis e em sujeitos de pesquisa mais jovens com diabetes.
Gravidez: NovoMix® 30 não foi investigado em mulheres grávidas. Entretanto, um estudo clínico comparando segurança e eficácia da insulina asparte vs. insulina humana solúvel no tratamento de mulheres grávidas com diabetes tipo 1 (322 gravidezes expostas (insulina asparte: 157; insulina humana solúvel:165)) não indicou qualquer efeito adverso da insulina asparte na gravidez ou na saúde do feto/recém-nascido.
Além disso, dados do estudo clínico incluindo 27 mulheres com diabetes gestacional randomizadas para o tratamento com insulina asparte vs. insulina humana solúvel (insulina asparte: 14; insulina humana solúvel: 13) apresentaram perfis de segurança semelhantes entre os tratamentos.

Propriedades farmacocinéticas: Absorção, distribuição e eliminação
Na insulina asparte a substituição do aminoácido prolina pelo ácido aspártico na posição B28 reduz a tendência à formação de hexâmeros observada na insulina humana. A insulina asparte na fase solúvel de NovoMix® 30 compreende 30% da insulina total, que é absorvida mais rapidamente a partir da camada subcutânea do que o componente solúvel da insulina humana bifásica. Os 70% restantes da insulina estão na forma cristalizada como insulina asparte protaminada, que apresenta um perfil de absorção prolongado semelhante ao da insulina humana NPH. A concentração sérica máxima de insulina é, em média, 50% maior com NovoMix® 30 do que com a insulina humana bifásica 30. O tempo para a concentração máxima é, em média, metade daquele para a insulina humana bifásica 30.
Em voluntários sadios, uma concentração sérica máxima média de 140 ± 32 pmol/L foi obtida em cerca de 60 minutos após uma dose subcutânea de 0,20 U/kg de peso corporal. A meia-vida (t½) do NovoMix® 30, refletindo a taxa de absorção da fração ligada à protamina, foi de aproximadamente 8-9 horas. Os níveis séricos da insulina retornaram aos valores basais 15-18 horas após uma dose subcutânea. Em pacientes com diabetes tipo 2, a concentração máxima foi alcançada em cerca de 95 minutos após a administração da dose e concentrações bem acima de zero foram medidas pelo menos 14 horas após a dose.

População pediátrica
Crianças e adolescentes: A farmacocinética de NovoMix® 30 não foi investigada em crianças ou adolescentes. No entanto, as propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas da insulina asparte solúvel foram investigadas em crianças (6-12 anos) e adolescentes (13-17 anos) com diabetes tipo 1. A insulina asparte foi rapidamente absorvida em ambos os grupos etários, com tmax semelhante ao dos adultos. No entanto, a Cmax diferiu entre os grupos etários, salientando a importância da titulação individual da insulina asparte.
População Especial:
Idosos: As propriedades farmacocinéticas do NovoMix® 30 não foram investigadas em idosos. Entretanto, as diferenças relativas nas propriedades farmacocinéticas entre a insulina asparte e insulina humana solúvel em sujeitos de pesquisa idosos (65-83 anos de idade, média de 70 anos de idade), com diabetes tipo 2 foram semelhantes àquelas observadas em sujeitos de pesquisa saudáveis e em sujeitos de pesquisa mais jovens com diabetes. Uma taxa de absorção reduzida foi observada em sujeitos de pesquisa idosos, resultando em um tmax tardio (82 (variação interquartil: 60- 120) minutos), enquanto a Cmax foi semelhante àquela observada em sujeitos de pesquisa mais jovens com diabetes tipo 2 e levemente mais baixo em sujeitos de pesquisa com diabetes tipo 1.
Disfunção renal e hepática: a farmacocinética de NovoMix® 30 não foi investigada em pacientes com disfunção renal ou hepática.

Dados de segurança pré-clínica:
Dados não clínicos não revelaram riscos especiais para seres humanos com base em estudos convencionais de farmacologia de segurança, toxicidade de dose repetida, genotoxicidade e toxicidade para reprodução.
Em testes in vitro, incluindo a ligação a receptores locais de insulina e IGF-1 e efeitos no crescimento celular, a insulina asparte comportou-se de uma maneira muito semelhante à insulina humana. Estudos também demonstram que a dissociação de ligação ao receptor de insulina asparte é equivalente à insulina humana.