Portal

REAÇÕES ADVERSAS ONICIT

Náuseas e Vômitos Induzidos por Quimioterapia
Em estudos clínicos para a prevenção de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia moderada ou altamente emetogênica, 1.374 pacientes adultos receberam a palonosetrona. As reações adversas foram semelhantes em frequência e gravidade com o ONICIT® e a ondansetrona ou dolasetrona. A tabela a seguir traz uma lista de todas as reações adversas relatadas por ≥ 2% dos pacientes nesses estudos clínicos (Tabela 5).

Tabela 1: Estudos de Reações Adversas de Náuseas e Vômitos Induzidos por Quimioterapia, => 2% em qualquer Grupo de Tratamento

EventoONICIT®0,25 mg (N=633)ondansetrona32 mg IV(N=410)dolasetrona 100 mg IV (N=194)
Cefaleia60 (9%)34 (8%)32 (16%)
Constipação29 (5%)8 (2%)12 (6%)
Diarreia8 (1%)7 (2%)4 (2%)
Tonturas8 (1%)9 (2%)4 (2%)
Fadiga3 (<1%)4 (1%)4 (2%)
Dor Abdominal1 (<1%)2 (<1%)3 (2%)
Insônia1 (<1%)3 (1%)3 (2%)


Em outros estudos, 2 indivíduos apresentaram constipação grave após uma dose única de palonosetrona de aproximadamente 0,75 mg, três vezes a dose recomendada. Um paciente recebeu uma dose oral de 10 mcg/kg em um estudo de náuseas e vômitos no pós-operatório, e um indivíduo saudável recebeu uma dose IV de 0,75 mg em um estudo farmacocinético.
Em estudos clínicos, as seguintes reações adversas infrequentemente relatadas, avaliadas por investigadores como relacionadas ao tratamento ou de causalidade desconhecida, ocorreram após a administração de ONICIT® em pacientes adultos recebendo quimioterapia contra o câncer concomitante:

Cardiovasculares: 1%: taquicardia não-sustentada, bradicardia, hipotensão; < 1%: hipertensão, isquemia miocárdica, extra-sístoles, taquicardia sinusal, arritmia sinusal, extra-sístoles supraventriculares e prolongamento de QT. Em muitos casos, a relação com o ONICIT® foi incerta.

Dermatológicas: < 1%: dermatite alérgica, erupções cutâneas.

Audição e Visão: < 1%: cinetose, tinido, irritação ocular e ambliopia.

Sistema Gastrintestinal: 1%: diarreia; < 1%: dispepsia, dor abdominal, boca seca, soluços e flatulência.

Gerais: 1%: fraqueza; < 1%: fadiga, febre, calorões, síndrome do tipo gripal.

Fígado: < 1%: aumentos transitórios assintomáticos em AST e/ou ALT e bilirrubina. Essas alterações ocorreram predominantemente em pacientes recebendo quimioterapia altamente emetogênica.

Metabólicas: 1%: hipercalemia; < 1%: flutuações eletrolíticas, hiperglicemia, acidose metabólica, glicosúria, diminuição do apetite, anorexia.

Musculoesqueléticas: < 1%: artralgia.

Sistema Nervoso: 1%: tonturas; < 1%: sonolência, insônia, hipersonia, parestesia.

Psiquiátricas: 1%: ansiedade; < 1%: humor eufórico.

Sistema Urinário: < 1%: retenção urinária.

Vasculares: < 1%: descoloração venosa, distensão venosa.

Náuseas e Vômitos no Pós-Operatório
As reações adversas descritas na Tabela 6 foram reportadas por => 2% dos adultos que receberam 0,075 mg de ONICIT® por via IV imediatamente antes da indução da anestesia em estudos clínicos randomizados, controlados por placebo, sendo um de fase 2 e dois de fase 3. As taxas dos eventos entre o grupo da palonosetrona e do placebo foram imperceptíveis. Alguns dos eventos são conhecidos por serem associados com, ou podem ser exacerbados por medicamentos peri-operatórios ou intra-operatóriosadministrados concomitantemente nos pacientes submetidos a cirurgias de abdômen ou ginecológicas. Veja na seção "FARMACOLOGIA CLÍNICA", que os resultados dos estudos possuem dados definitivos demonstrando que a palonosetrona não afeta o intervalo QT/QTc.

Tabela 2: Reações Adversas dos Estudos de Náuseas e Vômitos no Pós-Operatório => 2% em Qualquer Grupo de Tratamento

EventoONICIT® 0,075 mg (N=336)Placebo (N=369)
Prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma16 (5%)11 (3%)
Bradicardia13 (4%)16 (4%)
Dor de cabeça11 (3%)14 (4%)
Constipação8 (2%)11 (3%)


Nesses estudos clínicos, as seguintes reações adversas, avaliadas pelos investigadores como relacionadas ao tratamento ou de causa desconhecida, ocorreram após a administração de ONICIT® a pacientes adultos recebendo medicamentos peri-operatórios e intra-operatórios concomitantemente, incluindo os associados com a anestesia.

Cardiovasculares: 1%: prolongamento do intervalo QTc no eletrocardiograma; < 1%: diminuição da pressão sanguínea, hipotensão, hipertensão, arritmia, extra-sístole ventricular, edema generalizado, diminuição da amplitude da onda T no eletrocardiograma, diminuição da contagem de plaquetas. A frequência desses efeitos adversos não foi diferente do placebo.
Dermatológicas: 1%: prurido.
Sistema Gastrintestinal: 1%: flatulência; < 1%: boca seca, dor abdominal superior, hipersecreção salivar, dispepsia, diarreia, hipomotilidade intestinal, anorexia.
Gerais: < 1%: calafrios.
Fígado: 1%: aumento na AST e/ou ALT; < 1%: aumento nas enzimas hepáticas.
Metabólicas: < 1%: hipocalemia, anorexia.
Sistema Nervoso: < 1%: tonturas.
Respiratório: < 1%: hipoventilação, laringospasmo.
Sistema Urinário: < 1%: retenção urinária.
Experiência pós-comercialização
As seguintes reações adversas foram identificadas após o lançamento de ONICIT® no mercado. Essas reações foram reportadas voluntariamente a partir de uma população de tipos diferentes, dessa forma nem sempre é possível estabelecer de maneira confiável uma relação causal com a exposição ao medicamento.
Casos muito raros (< 1/10.000) de reações de hipersensibilidade (incluindo anafilaxia, reações anafiláticas/anafilactóides e choque) e reações no local de aplicação (ardência, induração, desconforto e dor) foram relatados na pós-comercialização de ONICIT® 0,25 mg na prevenção de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.