Características farmacológicas otrivina

OTRIVINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OTRIVINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OTRIVINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Características farmacodinâmicas
A xilometazolina é um agente simpatomimético que atua sobre os receptores alfa-adrenérgicos, contraindo os vasos sanguíneos nasais, descongestionando assim a mucosa do nariz e as regiões vizinhas à faringe. Também reduz sintomas associados a hipersecreção de muco e facilita a drenagem da congestão nasal.
Consequentemente, descongestiona a passagem nasal e possibilita ao paciente portador de congestão nasal respirar mais facilmente pelo nariz.
O efeito da xilometazolina começa em 2 minutos após sua aplicação e permanece por até 12 horas (por exemplo toda a noite). Sua ação é bem tolerada, mesmo por pacientes com mucosa sensível.
A fórmula umectante de ambas as apresentações de OTRIVINA (xilometazolina) possuem pH balanceado com o encontrado na cavidade nasal. Além de apresentar ingredientes que auxiliam na prevenção do ressecamento e irritação da mucosa nasal.

Características farmacocinéticas
As concentrações plasmáticas de xilometazolina no homem após aplicação nasal do produto estão abaixo dos limites de detecção da maioria dos métodos mais sensíveis.