Bula para paciente pamidrom

PAMIDROM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PAMIDROM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PAMIDROM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



PAMIDROM tem como substância ativa o pamidronato dissódico que atua sobre o tecido ósseo, inibindo a reabsorção.
Conservar o pó liófilo em temperatura ambiente, entre 15 e 30°C, protegido da luz.
PAMIDROM reconstituído com água para injetáveis é estável por até 24 horas, se mantido em refrigerador (entre 2 e 8oC). A solução de infusão preparada a partir da diluição do liofilizado com o diluente recomendado deve ser utilizada em 24 horas, contadas a partir do início da diluição do produto, quando armazenado em temperatura ambiente, entre 15 e 30oC. Descartar a porção não utilizada do produto.
O prazo de validade é de 36 meses, a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não use este medicamento com prazo de validade vencido pois pode ser prejudicial à saúde.
Informe ao seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. PAMIDROM não deve ser administrado durante a gravidez, exceto em casos de tratamento crônico de hipercalcemia. Informar ao médico se está amamentando.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
As reações adversas de PAMIDROM são geralmente leves e transitórias. A reação adversa mais comum é o aumento da temperatura (um aumento na temperatura corporal maior que 1oC, que pode durar 2 dias). O aumento da temperatura geralmente desaparece espontaneamente e não requer tratamento. Podem ocorrer reações desagradáveis tais como: sintomas semelhantes aos da gripe, acompanhados muitas vezes de mal-estar, tremores (calafrios), cansaço e vermelhidão da pele.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
PAMIDROM não é recomendado a pacientes com alergia ao produto ou a outros bisfosfonatos. Para portadores de outras doenças, deve-se avisar o médico. Não há até o momento experiência clínica com o uso de pamidronato dissódico em crianças.
PAMIDROM pode provocar, em casos raros, sonolência e/ou tontura. Os pacientes devem ser alertados para não dirigirem veículos, operarem máquinas potencialmente perigosas ou exercerem atividades que possam se tornar perigosas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.