Resultados de eficácia paralon

PARALON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PARALON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PARALON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A eficácia e segurança de Parafon Forte® (clorzoxazona 250mg/paracetamol 300mg) e Norgesic Forte®(citrato de orfenadrina 50mg/aspirina 450mg/fenacetina 320mg/cafeína 60mg) foram comparadas através do tratamento de 48 pacientes adultos com alterações músculo esqueléticas agudas de origem local1. Dois terços da população estudada eram do sexo masculino e a média de idade dos pacientes era de 38 anos. Durante os cinco dias de estudo os fármacos foram administrados segundo a posologia recomendada em bula: para Parafon Forte®, 2 comprimidos quatro vezes ao dia e para Norgesic Forte®, 1 comprimido 4 vezes ao dia. Os parâmetros utilizados para avaliar a eficácia dos fármacos, foram: avaliação do tônus muscular através da apalpação, avaliação do espasmo muscular através da apalpação, limitação dos movimentos, interferência em atividades diárias normais e intensidade da dor local. A gravidade inicial para o grupo Parafon Forte® foi significativamente maior que no grupo Norgesic Forte® para os parâmetros limitação dos movimentos e interferência em atividades diárias normais.
Pacientes de ambos os grupos demonstraram melhora estatisticamente significante na sintomatologia; não houve diferença estatística em relação à eficácia entre os dois grupos. Globalmente, 75% dos pacientes do grupo Parafon Forte® e 58% do grupo Norgesic Forte® demonstraram resposta a terapia de expressiva a moderada.
Baseada em resultados da avaliação dos pacientes, a aceitação por parte destes favoreceu o Parafon Forte® em relação ao Norgesic Forte®, 67% vs 33%.
Significativamente menos pacientes descontinuaram a terapia no grupo Parafon Forte® (1) que no grupo Norgesic Forte® (6) ou necessitaram de redução de dosagem devido a eventos adversos. A maioria dos eventos adversos relatados pelos pacientes tratados com Norgesic Forte® foi relacionada à atividade anticolinérgica deste fármaco.
Parafon Forte® e Norgesic Forte® apresentaram eficácia comparável no alívio da dor relacionada ao espasmo muscular, porém, o Parafon Forte® causou significativamente menos eventos adversos limitantes.
A eficácia e segurança de Parafon Forte® (clorzoxazona 250mg/paracetamol 300mg) e Soma Compound®(carisoprodol 200mg/fenacetina 160mg/cafeína 32mg) foram comparadas em um outro estudo controlado, durante um período médio de 5 dias, em 50 pacientes apresentando diferentes alterações músculo esqueléticas. Neste estudo, os pacientes receberam 2 comprimidos de Parafon Forte® ou Soma Compound® 4 vezes ao dia, administrados por via oral.
Parafon Forte® foi significativamente superior ao Soma Compound® na diminuição da intensidade da dor, espasmo muscular, alívio da sensibilidade na região do espasmo muscular, limitação dos movimentos e na sintomatologia total. As impressões gerais (avaliação global) ou resposta geral a terapia realizadas em cada avaliação foram consistentes com respostas registradas através de mensurações objetivas. Estas avaliações globais favoráveis ao Parafon Forte® também foram estatisticamente significativas.
Os pacientes tratados com Soma Compound® apresentaram duas vezes mais eventos adversos, principalmente sonolência, em relação aos pacientes tratados com Parafon Forte®.
A eficácia e a incidência de eventos adversos associadas ao Parafon® Forte (clorzoxazona 250mg/ paracetamol 300mg) e ao Robaxisal® (metocarbamol 400mg/aspirina 325mg) foram comparados em um estudo duplo-cego, com duração de 8 dias, realizado com 49 pacientes apresentando espasmo muscúlo esquelético de etiologia variada. Foram administrados 2 comprimidos, 4 vezes ao dia3.
Ambos os fármacos avaliados neste estudo foram efetivos em reduzir a intensidade dos sintomas (dor, espasmo muscular, sensibilidade na região do espasmo muscular, limitaçao dos movimentos e interferência com atividades rotineiras). Entretanto, Parafon Forte® foi significativamente superior ao Robaxisal® na redução da intensidade da dor, do espasmo muscular e na limitação dos movimentos. Estes achados foram suportados pelas avaliações globais dos tratamentos.
Os eventos adversos (principalmente sonolência, tontura e náusea) foram mínimos em ambos os grupos de tratamento, mas foram um pouco mais comuns nos pacientes tratados com Robaxisal® que nos pacientes tratados com Parafon Forte®.