Bula para paciente piroxicam

PIROXICAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PIROXICAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PIROXICAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento: o produto piroxicam tem ação antiinflamatória e possui também propriedades analgésicas (contra dor) e antipiréticas (contra febre).
• Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da umidade.
• Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, pois pode ser prejudicial à saúde.
• Gravidez e lactação: o uso de piroxicam durante a gravidez não é recomendado. O uso de piroxicam não é recomendado durante a amamentação, uma vez que a segurança clínica ainda não foi estabelecida. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
• Cuidados de administração: as cápsulas devem ser ingeridas com um pouco de líquido logo após as refeições, para diminuir os efeitos gastrintestinais. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
• Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
• Reações adversas: piroxicam é em geral bem tolerado. Sintomas gastrintestinais são os mais freqüentemente encontrados, apesar de na maioria dos casos não interferirem com o curso da terapêutica. Estas reações incluem: estomatite, anorexia, desconforto epigástrico, náuseas, constipação, desconforto abdominal, flatulência, diarréia, dor abdominal e indigestão. Sangramento gastrintestinal, perfuração e úlcera têm sido observados com o uso de piroxicam. Informe seu médico do aparecimento de reações desagradáveis.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

• Ingestão concomitante com outras substâncias: a presença de alimentos não prejudica a absorção do piroxicam.
• Contra-indicações e precauções: piroxicam não deve ser administrado a pacientes sofrendo de úlcera péptica e àqueles portadores de asma, rinite, ou reações alérgicas da pele causadas por ácido acetilsalicílico ou outro medicamento antiinflamatório, ou ainda hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula. O piroxicam deve ser administrado com cuidado a pacientes que sofrem de azia, sintomas gástricos, doenças renais, hepáticas ou cardíacas. Não deve ser administrado em conjunto com ácido acetilsalicílico ou outros produtos antiinflamatórios. O piroxicam não é indicado para crianças menores de 12 anos. Informe o seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”