Bula para paciente plurair

PLURAIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLURAIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLURAIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
PLURAIR® é uma suspensão estéril de propionato de fluticasona para uso tópico nasal.
PLURAIR® é indicado no tratamento de rinite alérgica e não alérgica e rinite crônica em adultos e crianças com mais de 4 anos de idade.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.
PRAZO DE VALIDADE
Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
PLURAIR® deve ser utilizado exclusivamente via intranasal.
Evite que o medicamento alcance os olhos durante as aplicações.
O alívio esperado dos sintomas poderá não ser obtido até que se completem três ou quatro dias do início do tratamento.
Antes de usar PLURAIR®, você deve realizar uma limpeza nasal, de preferência utilizando soro fisiológico (solução salina).
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Esquecimento de dose (dose omitida): se você se esquecer de utilizar uma dose, procure utilizá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não utilize duas doses ao mesmo tempo.
Instruções de uso
1. Agite o frasco.
2. Destampe o frasco.
3. Coloque o frasco sobre o dedo polegar e o aplicador entre o dedo indicador e o médio (apoiados nas laterais do aplicador).
4. Coloque o frasco na narina e empurre o fundo do frasco, usando o polegar contra os dedos indicador e médio, de forma rápida e firme.
5. Repita a operação na outra narina.
6. Tampe o frasco e guarde-o na embalagem original.

INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, tais como secura e irritação do nariz e garganta, olfato e paladar desagradáveis, episódios de pequenos sangramentos nasais, tosse e falta de ar.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Avise seu médico se estiver utilizando medicamentos que contenham ritonavir e cetoconazol.
CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
É contraindicado em caso de hipersensibilidade ao propionato de fluticasona ou a qualquer outro componente da formulação.
A segurança do propionato de fluticasona não está determinada em crianças abaixo de 4 anos de idade, sendo, por isso, não recomendado seu uso nessa faixa etária.
Durante o tratamento com PLURAIR®, evite contato com indivíduos que apresentem catapora ou sarampo. Se não for possível evitar o contato, consulte seu médico o mais rápido possível após a exposição.
PLURAIR® spray nasal deve ser utilizado regularmente para que se obtenha seu melhor efeito. O alívio esperado dos sintomas pode ocorrer somente após 12 horas do início do tratamento. Vários estudos clínicos demonstraram melhora significativa dentro de um ou dois dias, mas o benefício total é atingido somente após alguns dias (três a quatro dias) de uso regular. Se persistirem os sintomas ou houver piora destes, o paciente não deverá aumentar a dose prescrita, sendo necessário consultar o médico para que as mudanças devidas sejam realizadas.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.