Características farmacológicas plurair

PLURAIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLURAIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLURAIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacológicas
O propionato de fluticasona é um corticosteroide sintético com potente atividade anti-inflamatória na mucosa nasal. Quando usada topicamente, a fluticasona não apresenta atividade sistêmica e possui baixa ou nenhuma supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em doses habituais.
Os mecanismos de ação exatos do propionato de fluticasona sobre os sintomas da rinite alérgica ainda não são conhecidos. Em grande parte, essa ação pode ser atribuída a efeitos sobre vários tipos de células (eosinófilos, neutrófilos, macrófagos e linfócitos) e mediadores (histamina, eicosanoides, leucotrienos e citocinas) envolvidos na inflamação.
Propriedades farmacocinéticas
Absorção: após dosagem intranasal de 200 mcg/d de propionato de fluticasona, a concentração plasmática máxima em estado de equilíbrio não foi quantificável na maioria dos indivíduos (< 0,01 ng/mL), sendo sua biodisponibilidade absoluta estimada como menor do que 2%. Quando utilizadas por via intranasal doses acima das recomendadas por três semanas, as concentrações plasmáticas do propionato de fluticasona podem estar um pouco acima do limite de detecção (50 pg/mL). Por sua baixa biodisponibilidade após administração intranasal, a maior parte dos dados farmacocinéticos disponíveis foi obtida por meio da análise por outras vias de administração.
Distribuição: o propionato de fluticasona possui grande volume de distribuição no estado de equilíbrio (aproximadamente 318 litros ou 4,2 L/kg). A ligação às proteínas plasmáticas é alta (91%).
Metabolismo: o clearance total sanguíneo do propionato de fluticasona é alto (média de 1.093 mL/min), com clearance renal menor do que 0,2% do total. A meia-vida plasmática é cerca de três horas. O único metabólito circulante detectado em seres humanos foi o ácido 17(beta)-carboxílico, derivado do propionato de fluticasona, formado por meio do metabolismo hepático do citocromo P450 3A4. Esse metabólito é inativo, com baixa atividade (aproximadamente 1/2.000) para o receptor glicocorticoide humano. O propionato de fluticasona ingerido é submetido a extenso metabolismo. Deve-se ter cuidado ao administrá-lo concomitantemente com potentes inibidores da CYP3A4, como cetoconazol e ritonavir, sob risco de aumento da exposição sistêmica ao propionato de fluticasona.
Eliminação: a taxa de eliminação após administração intravenosa do propionato de fluticasona tem cinética poliexponencial e é linear acima da faixa de dose de 250 mcg a 1.000 mcg. O pico da concentração plasmática reduz-se em aproximadamente 98% dentro de três a quatro horas. O propionato de fluticasona apresenta meia-vida de eliminação terminal de aproximadamente 7,8 horas. Menos de 5% da dose oral radioativa é excretada na urina como metabólitos, com o restante excretado nas fezes como fármaco e seus metabólitos (cerca de 75%). A principal via de eliminação do propionato de fluticasona e de seus metabólitos é através da bile.