Posologia de pravacol

PRAVACOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PRAVACOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PRAVACOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O paciente deverá ser submetido a uma dieta redutora de colesterol antes de iniciar o tratamento com PRAVACOL (pravastatina sódica), que deverá ser mantida durante o tratamento. Para adultos e adolescentes (14 anos e mais velhos), a dose inicial recomendada é 40 mg uma vez ao dia. Para adultos, se dose de 40 mg não alcançar os níveis de colesterol desejados, uma dose diária de 80 mg pode ser considerada. A administração única diária à noite pareceu ser ligeiramente mais efetiva que a administração única diária pela manhã. PRAVACOL pode ser tomado independentemente das refeições. A dose recomendada em crianças (8 a 13 anos de idade) é de 20 mg uma vez ao dia. Para pacientes com disfunção hepática ou renal, uma dose inicial mais baixa deve ser considerada. A dose recomendada varia de 10 a 80mg, administrados uma vez ao dia. PRAVACOL pode ser administrado em doses divididas. Em pacientes recebendo ciclosporina, com ou sem outras drogas imunossupressoras, concomitantemente com a pravastatina, a terapia deve ser iniciada com 10 mg/dia e a titulação para aumentos de dose deve ser realizada com cautela. A maioria dos pacientes tratados com esta combinação recebeu dose máxima de pravastatina correspondente a 20 mg/dia.
Terapia concomitante
Os efeitos redutores de lipídios do PRAVACOL (pravastatina sódica) sobre o colesterol total e o colesterol LDL são intensificados quando combinados com uma resina seqüestrante de ácidos biliares. Quando se administra a resina (ex.: colestiramina, colestipol) em terapia combinada com a pravastatina, esta última deverá ser administrada uma hora antes ou mais ou pelo menos quatro horas após a resina.