Portal

REAÇÕES ADVERSAS ALOIS

Em estudos clínicos referentes à doença de Alzheimer leve a grave, envolvendo 1784 pacientes tratados com cloridrato de memantina e 1595 pacientes tratados com placebo, os índices globais da incidência de reações adversas com cloridrato de memantina não foram diferentes dos do tratamento com placebo; as reações adversas foram normalmente de intensidade leve a moderada.
As reações adversas mais frequentes e com uma maior incidência no grupo com cloridrato de memantina, comparado com o grupo placebo, foram: tonturas (6,3% vs 5,6%, respectivamente), cefaleias (5,2% vs 3,9%), constipação (4,6% vs 2,6%), sonolência (3,4% vs 2,2%) e hipertensão (4,1% vs 2,8%).
A tabela seguinte contempla todas as reações adversas registradas durante os estudos clínicos com cloridrato de memantina e desde sua introdução no mercado. As reações adversas estão apresentadas por ordem decrescente de gravidade, dentro de cada classe de frequência.
As reações adversas são classificadas de acordo com as classes de sistemas de órgãos, conforme a seguinte denominação: muito comum (>1/10), comum (>1/100 a ≤1/10), incomum (>1/1.000 e ≤1/100), raro (>1/10.000 e ≤1/1.000), muito raro (≤1/10.000), desconhecido (não pôde ser estimado com os dados atuais).

Infecções e infestaçõesIncomumInfecções fúngicas
Distúrbios do sistemaimunológicoComumHipersensibilidade ao medicamento
Distúrbios PsiquiátricosComumIncomumDesconhecidoSonolênciaConfusão/Alucinações¹Reações psicóticas²
Doenças do sistema nervosoComumIncomumMuito rarosTonturas/Distúrbios do equilíbrioAlterações na marchaConvulsões
Distúrbios cardíacosIncomumFalência cardíaca
VasculopatiasComumIncomumHipertensãoTrombose venosa/Tromboembolia
Distúrbios respiratórios,torácicos e mediastinosComumDispneia
Distúrbios hepatobiliaresComum DesconhecidoTestes de função hepática elevadosHepatite
Distúrbios gastrointestinaisComumIncomumDesconhecidoConstipaçãoVômitosPancreatite²
Distúrbios gerais e alteraçõesno local de administraçãoComumIncomumCefaleiaFadiga
   

¹ As alucinações foram fundamentalmente observadas em pacientes com doença de Alzheimer grave.
² Casos isolados, notificados no âmbito da fase de pós-comercialização.

A depressão, os pensamentos suicidas e o suicídio têm sido associados à doença de Alzheimer. Na fase de experiência de pós- comercialização, ocorreram notificações destes efeitos em pacientes tratados com cloridrato de memantina.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.