Reações adversas regaine 2%

REGAINE 2% com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REGAINE 2% têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REGAINE 2% devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Regaine® 2% (minoxidil) tem sido usado por milhares de pacientes envolvidos nos estudos clínicos controlados por placebo. Com exceção das reações dermatológicas devido à intolerância cutânea à formulação tópica (por exemplo: irritação, coceira, dermatite leve do couro cabeludo), não houve reações individuais ou reações sistêmicas significativas ou clinicamente diferentes quando se comparou o grupo tratado com Regaine® 2% e o grupo placebo. Também não ocorreu aumento de risco devido a eventos médicos relacionados ao uso de minoxidil pelos pacientes, tanto em relação ao sistema cardiovascular e eventos metabólicos quanto em outros sistemas e órgãos.
Os eventos já relatados com Regaine® 2% incluem: hipertricose (crescimento não desejado de cabelos fora do couro cabeludo, inclusive na face de mulheres), eritema local, coceira, pele seca/descamação do couro cabeludo e exacerbação da perda de cabelos. Alguns pacientes relataram aumento do desprendimento capilar após o início do tratamento com Regaine® 2%. Tal fato ocorreu, muito provavelmente, devido à ação de Regaine® 2% em provocar a transferência dos cabelos da fase de repouso ou telógeno para a fase de crescimento ou anágeno (os cabelos velhos caem enquanto novos crescem no lugar). Esse aumento temporário do desprendimento capilar geralmente ocorre de 2 a 6 semanas após o início do tratamento e diminui dentro de algumas semanas. Caso persista por mais de 2 semanas, o paciente deve descontinuar o uso de Regaine® 2%. Também foram observados, embora muito raramente, os seguintes efeitos indesejáveis: dermatite alérgica de contato, foliculite e seborréia.
O uso extensivo de minoxidil tópico não mostrou a ocorrência de absorção de quantidade suficiente para causar efeitos sistêmicos. Porém, pode haver maior absorção devido ao uso abusivo do produto ou à variação individual e sensibilidade exagerada levando, pelo menos teoricamente, a um efeito sistêmico. Nesse caso, existe a possibilidade da ocorrência de efeitos colaterais, tais como: taquicardia, angina, debilidade ou vertigem, ganho de peso repentino, suor das mãos e pés e edema. Embora esses efeitos não tenham sido associados ao uso tópico de Regaine® 2%, o tratamento deve ser interrompido e, se necessário, tratamento adequado deve ser instituído (vide “Características Farmacológicas”).