Reações adversas rocaltrol

ROCALTROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ROCALTROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ROCALTROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas listadas abaixo refletem a experiência dos estudos investigacionais e de pós-comercialização de Rocaltrol®:
A reação adversa mais comumente reportada foi hipercalcemia.

 

Muito Comum
(> 1/10)

Comum
(>1/100 e <1/10)

Incomum
(>1/1.000 e <1/100)

Desconhecido

Distúrbios do sistema
imunológico

     

Hipersensibilidade
Urticária

Distúrbios do
metabolismo e nutrição

Hipercalcemia  

Diminuição de
apetite

Polidipsia
Desidratação

Distúrbios psiquiátricos       Apatia

Distúrbios do sistema
nervoso

  Dor de cabeça  

Fraqueza muscular
Alteração sensorial

Distúrbios
gastrointestinais

 

Dor abdominal
Náusea

Vômito

Obstipação Dor
abdominal superior

Distúrbios de pele e do
tecido subcutâneo

  Rash  

Eritema
Prurido

Distúrbios
musculoesqueléticos e
tecidos conectivos

      Retardo do crescimento

Distúrbios renais e
urinários

 

Infecção no trato
urinário

  Poliúria

Distúrbios gerais e
condições do local de
administração

     

Calcinose
Febre
Sede

Investigações    

Aumento de
creatinina no
sangue

Diminuição de peso



Uma vez que Rocaltrol® exerce atividade de vitamina D, as reações adversas que podem ocorrer são semelhantes as que ocorrem quando há uma administração excessiva de vitamina D, tais como, síndrome de hipercalcemia ou intoxicação por cálcio, dependendo da gravidade e duração da hipercalcemia. Sintomas agudos ocasionais incluem diminuição de apetite, dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal, dor abdominal superior eobstipação.
As investigações farmacocinéticas têm demonstrado que, em virtude da curta meia-vida biológica do calcitriol, elevadas concentrações séricas de cálcio são normalizadas poucos dias após a suspensão da medicação, isto é, mais rapidamente do que após tratamento com preparados contendo vitamina D3.
Efeitos crônicos podem incluir fraqueza muscular, perda de peso, alteração sensorial, febre, sede, polidipsia, poliúria, desidratação, apatia, retardo do crescimento e infecções do trato urinário.
A concomitância de hipercalcemia e hiperfosfatemia (> 6 mg/100 mL ou > 1,9 mmol/L) pode acarretar calcinose, visível radiograficamente.
Reações de hipersensibilidade como rash, eritema, prurido, e urticária podem ocorrer em indivíduos suscetíveis.

Pós-comercialização
A incidência de efeitos adversos relatados com o uso clínico de Rocaltrol® durante um período de 15 anos, em todas as indicações terapêuticas, é muito baixa, incluindo a hipercalcemia, que ocorreu a uma razão de 0,001% ou menos.

Anormalidades laboratoriais
Nos pacientes com função renal normal, a hipercalcemia crônica pode estar associada a um aumento da creatinina sérica.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.