Características farmacológicas scaflam gel

SCAFLAM GEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SCAFLAM GEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SCAFLAM GEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
A nimesulida é uma droga anti-inflamatória não-esteróide (AINE) que inibe seletivamente a ciclooxigenase 2, enzima envolvida na síntese de prostaglandinas e tromboxano, exercendo, assim, efeito anti-inflamatório e analgésico.
Além disso, a nimesulida remove ativamente radicais livres de oxigênio, inibe a liberação de metabólitos do oxigênio por neutrófilos ativados, reduz a liberação de histamina por mastócitos, inibe a produção do fator ativador plaquetário e também bloqueia a atividade de certas metaloproteinases.

Farmacocinética
Quando SCAFLAM® é aplicado topicamente, as concentrações plasmáticas de nimesulida são muito baixas em comparação com as alcançadas após a ingestão oral. Depois de uma aplicação única de 200mg de nimesulida, na forma de gel, a concentração plasmática máxima alcançada foi de 9,77mg/mL após 24 horas. Não se detectou nenhum traço do principal metabólito da nimesulida, a 4-hidróxi-nimesulida.
Um estudo que incluiu 12 voluntários sadios avaliou o perfil farmacocinético de SCAFLAM após múltiplas aplicações (90mg três vezes ao dia durante oito dias). Após a última dose do último dia de tratamento, a concentração plasmática máxima foi alcançada após uma hora e foi de 37mg/mL.