Advertências semap

SEMAP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEMAP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEMAP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Atenção: este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Como Semap® não é sedativo potente, ele deve ser usado em combinação com psicotrópicos sedativos, quando for usado em pacientes agitados ou agressivos.
Semap® deve ser usado com cautela em pacientes com disfunção hepática. Acredita-se que os neurolépticos possam baixar o limiar convulsivo e devem, portanto, ser usados com cautela em pacientes epilépticos.
Se necessário, as doses dos anticonvulsivantes devem ser adaptadas nestes pacientes. Um caso de convulsão foi relatado durante tratamento com altas doses de Semap®.
A segurança de Semap® em crianças menores de 12 anos não foi estabelecida.

Discinesia Tardia
Como com todo agente neuroléptico, pode-se observar discinesia tardia em alguns pacientes submetidos à terapia prolongada ou após a interrupção do medicamento. O risco de aparecimento aumenta com a idade e com a dose, principalmente em mulheres. As manifestações podem ser permanentes em alguns pacientes.
Tal síndrome é principalmente caracterizada por movimentos involuntários rítmicos da língua, face, boca ou mandíbula.
Não há nenhum tratamento eficaz conhecido. Agentes antiparkinsonianos normalmente não aliviam os sintomas desta síndrome. Sugere-se que todos os agentes antipsicóticos sejam descontinuados se estes sintomas aparece- rem, principalmente em pacientes com idade superior a 50 anos. A síndrome pode ser mascarada quando o tratamento é reintroduzido, quando a dose é aumentada ou quando é feita uma troca por outro medicamento antipsicótico.
Tem sido relatado que movimentos vermiculares finos da língua possam ser um sinal precoce de discinesia tardia e que a síndrome completa poderá não se desenvolver se a medicação for interrompida a tempo.
Gravidez e lactação
Embora nenhum efeito teratogênico ou embriotóxico tenha sido observado em animais, não existem dados suficientes para avaliar sua segurança em humanos. Portanto, Semap® só deve ser utilizado durante a gestação se os benefícios superarem os possíveis riscos.
Em ratos, o penfluridol é excretado pelo leite. Se o uso de Semap® for considerado essencial, os benefícios da amamentação devem ser ponderados diante dos riscos potenciais envolvidos.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas
Os pacientes devem ser alertados sobre a possibilidade de sonolência e prejuízos sobre o estado de alerta, especialmente durante o primeiro dia de tratamento. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem ser prejudicadas.