Bula para paciente semap

SEMAP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEMAP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEMAP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: Semap® é um medicamento que tem um efeito favorável sobre distúrbios relacionados ao pensamento, às emoções e às atividades, tais como desconfiança inabitual (delírios), confusão, alucinações, distúrbios da percepção (como por exemplo, ouvir vozes de alguém que não está presente) e dificuldade de relacionamento com outras pessoas.
Semap® melhora a ansiedade, a tensão e o estado mental alterado por estes distúrbios, ajudando o paciente a sair de estados de apatia e retardo motor.
O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

Cuidados de Armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de Validade: Verifique na embalagem externa se o produto obedece ao prazo de validade. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial a sua saúde.

Gravidez e lactação: Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do trata- mento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração: Semap® deve ser tomado uma vez por semana junto com um pouco de água.
É muito importante que a quantidade correta de Semap® seja tomada, mas isto pode variar de pessoa para pessoa. Por isto, seu médico poderá ajustar o número de comprimidos até que o efeito desejado seja obtido.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais de Semap geralmente são leves e não ocorrem frequentemente.
No dia seguinte à ingestão do medicamento, podem ocorrer cansaço, aumento da salivação ou transpiração excessiva.
Às vezes, podem ocorrer distúrbios de visão, queda da pressão arterial ou problemas digestivos, tais como náuseas e vômito.
Também podem ocorrer problemas de movimentos, geralmente leves, tais como: tremor, rigidez muscular e incapacidade de ficar parado. Se estes sintomas ocorrerem, contate seu médico.
Ele decidirá se deve reduzir a quantidade de Semap® ou se deve prescrever outro medicamento. Então, estes efeitos provavelmente irão desaparecer. Durante um tratamento prolongado, podem ocorrer contrações involuntárias da língua, face, boca ou mandíbula. Na ocorrência destes sintomas, procure seu médico.
Após uso prolongado, as mulheres podem produzir leite ou ter distúrbios da menstruação, enquanto que os homens podem apresentar desenvolvimento dos seios. Estes sintomas não são prejudiciais.
Em raros casos podem ocorrer tontura, sonolência, dor de cabeça e ganho de peso. Estes sintomas não são prejudiciais.
A alergia ao Semap® é rara. Ela pode ser reconhecida, por exemplo, por erupção de pele, coceira, encurtamento da respiração ou rubor da face. Se ocorrer qualquer um destes sinais, procure seu médico.
Na ocorrência de febre alta, rigidez muscular, respiração acelerada, transpiração anormal e diminuição do estado de alerta, você deve procurar seu médico imediatamente.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias: Semap® intensifica o efeito do álcool e altera o efeito de alguns medicamentos, tais como: medicamentos que reduzem a habilidade para reagir (tranquilizantes, soníferos e alguns analgésicos potentes), medicamentos para hipertensão, para epilepsia e para Doença de Parkinson.
Assim, não beba álcool e tome medicamentos apenas se seu médico prescrevê-los.

CONTRAINDICAÇÕES:
Semap® não deve ser usado caso você:
-tenha uma depressão que não esteja sendo tratada,
-tenha Doença de Parkinson,
-apresente sonolência ou morosidade decorrentes de doenças ou devido ao uso de determinados medicamentos ou álcool,
– for alérgico ao Semap® ou drogas que pertençam ao mesmo grupo. Em caso de dúvidas, você deve procurar seu médico.

PRECAUÇÕES:
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Crianças
Crianças com idade inferior a 12 anos não devem tomar Semap®.

Pessoas Idosas
Semap® pode ter um efeito pronunciado em pessoas idosas. Portanto, seu médico decidirá se você deve tomar uma quantidade menor do medicamento.

Distúrbios Hepáticos e Epilepsia
Informe seu médico caso você apresentar alguns destes distúrbios, pois ele pode querer checar seu estado geral regularmente durante o tratamento com Semap®.

Efeitos sobre a Capacidade de Dirigir e Operar Máquinas
Semap® pode causar sonolência, principalmente durante o primeiro dia do tratamento. Isto pode diminuir seu estado de alerta e reduzir sua capacidade de dirigir. Você só deve operar máquinas ou dirigir com a permissão do seu médico.
Superdose: Os seguintes sinais podem ocorrer no caso de superdose: tremor severo, forte rigidez muscular, redução da pressão arterial e sonolência. Procure seu médico na ocorrência destes sintomas e ele decidirá quais os procedimentos adequados que devem ser tomados.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERI- GOSO PARA A SAÚDE.