Interações medicamentosas sigmacalcidol

SIGMACALCIDOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SIGMACALCIDOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SIGMACALCIDOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-alfacalcidol/glicosídeos digitálicos: para pacientes em tratamento com preparações digitálicas, hipercalcemia pode precipitar arritmias cardíacas. Pacientes utilizando digitálicos concomitantemente com alfacalcidol devem ser bem monitorados;

-alfacalcidol/barbitúricos/drogas anticonvulsivantes enzima-indutores: pacientes utilizando barbitúricos ou outros anticonvulsivantes enzima-indutores, podem necessitar de uma dosagem elevada de Sigmacalcidol® para produzir o efeito desejado já que a metabolização dessas drogas pelo fígado pode inibir a metabolização do alfacalcidol devido à competição por sistemas enzimáticos;

-alfacalcidol/drogas que afetem a absorção intestinal: a absorção de alfacalcidol pode ser prejudicada pelo uso de óleo mineral (uso prolongado), colestiramina, colestipol, sucralfato ou grandes quantidades de antiácidos à base de alumínio. Pode ser necessária uma dosagem maior de alfacalcidol para obter o efeito desejado;

-alfacalcidol/magnésio: deve-se ter cautela quanto ao uso de antiácidos à base de magnésio ou laxativos em pacientes que tomam alfacalcidol e que estão com Insuficiência renal crônica, em tratamento dialítico. Pode ocorrer hipermagnesemia;

-alfacalcidol/cálcio/tiazidas: o risco de hipercalcemia aumenta em pacientes que tomam preparações que contêm cálcio ou diuréticos tiazídicos, concomitantemente com alfacalcidol em função da diminuição da excreção de cálcio na urina. Por isso, algumas precauções devem ser tomadas quando a administração concomitante é necessária.

-alfacalcidol/cetoconazol: O cetoconazol pode inibir tanto as enzimas de síntese e catabolismo de calcitriol, cuja pró-droga é o alfacalcidol. Reduções nas concentrações séricas de calcitriol endógeno foram observadas após a administração de 300 mg / dia para 1200 mg / dia de cetoconazol por semana para homens saudáveis. No entanto, estudos in vivo da interação de droga do cetoconazol com calcitriol não foram investigados.

-alfacalcidol, vitamina D e análogos/corticosteróides: Há relação de antagonismo funcional existente entre análogos de vitamina D, que promovem a absorção de cálcio, e corticosteróides, que inibem a absorção de cálcio.

-alfacalcidol/agentes que transportam fosfato: alfacalcidol também tem um efeito sobre o transporte de fosfato no intestino, rins e ossos, a dosagem de agentes de ligação de fosfato deve ser regulada de acordo com a concentração sérica de fosfato.

-alfacalcidol/suplementos de cálcio: suplementos de cálcio e ingestão sem controle de outras preparações que contenham cálcio devem ser evitadas.

-alfacalcidol/vitamina D e derivados: o alfacalcidol é um potente derivado da vitamina D. Doses farmacológicas de vitamina D e de seus derivados não devem ser administradas durante o tratamento com alfacalcidol devido à possibilidade de efeitos aditivos e aumento de risco de hipercalcemia.