Advertências slow-k

SLOW-K com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SLOW-K têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SLOW-K devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Se ocorrerem distúrbios gastrointestinais graves (como náuseas, vômitos, dores intensas, hemorragias gastrointestinais), suspender imediatamente o uso de SLOW-K, pois esses sintomas podem ser indicativos de ulceração do aparelho digestivo.
Em tratamentos prolongados, recomenda-se o controle periódico da concentração plasmática de potássio, principalmente na presença de afecções com risco de hipercalemia (como doenças renais ou cardiopatias). Igualmente, devem ser avaliados o equilíbrio ácido-base, os níveis de outros eletrólitos séricos, o ECG e o estado clínico do paciente.
A carência de magnésio induzida por diuréticos impede a correção do déficit de potássio; portanto, a hipomagnesemia e a hipocalemia devem ser corrigidas simultaneamente.
Deve-se ter cautela ao prescrever preparações orais sólidas à base de potássio (particularmente em altas doses) para pacientes que recebam simultaneamente anticolinérgicos, devido ao potencial de reduzir a motilidade gastrointestinal. Os pacientes submetidos a ostomias podem ter o trânsito intestinal alterado e são melhor tratados com outras formas de sais de potássio.

Gravidez e lactação
Como regra geral, deve-se evitar a administração de medicamentos durante os três primeiros meses de gravidez, considerando-se sempre com cuidado a relação risco/benefício. Em relação ao SLOW-K, assim como outras formas sólidas de reposição de potássio, deve ser administrado somente se absolutamente necessário, devido à redução da motilidade gastrointestinal durante a gravidez. Desde que o aporte de potássio não seja excessivo, espera-se que SLOW-K tenha pouco ou nenhum efeito sobre o nível de potássio no leite materno.

Pacientes idosos
Geralmente não é necessária uma posologia especial para pacientes idosos; porém, atentar para o fato de possível insuficiência renal concomitante que poderia contraindicar o tratamento.