Resultados de eficácia snif 3%

SNIF 3% com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SNIF 3% têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SNIF 3% devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A eficácia e segurança da aplicação nasal de soluções salinas hipertônicas foram demonstradas em diversos estudos clínicos.
Garavello e cols. avaliaram o impacto da irrigação nasal com cloreto de sódio 3% três vezes ao dia para a prevenção de sintomas nasais em crianças com rinite sazonal num estudo randomizado. A partir da terceira semana de estudo, observou-se redução estatisticamente significativa dos escores de rinite nas crianças que usaram salina hipertônica. Isso se traduziu por menor uso de anti-histamínicos 1.
Tanto a irrigação com salina hipertônica quanto com salina isotônica mostraram-se capazes de aumentar o clearance mucociliar em relação ao basal (pré-irrigação). Contudo, a salina hipertônica foi superior à isotônica (39,6% versus 24,1%, P = 0,007).
Rabago e cols. realizaram um estudo controlado com 6 meses de duração no qual 76 pacientes com sinusites de repetição foram randomizados para irrigação nasal com salina hipertônica ou observação. Observou-se melhora dos sintomas de sinusite no grupo tratado com irrigação nasal, quando avaliada pelo RSDI (Rhinossinusitis Disability Index) ou pelo SIA (Single-Item Sinus-Symptom Severity Assessment).