Superdosagem sonrisal

SONRISAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SONRISAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SONRISAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em caso de uso excessivo deste medicamento, podem ocorrer: vômito, desidratação, zumbido, tontura, surdez, suor excessivo, hiperventilação, confusão mental e coma.
A intoxicação por salicilatos é usualmente associada com concentração plasmática maiores que 350mg/L (2.5 mmol/L) . A maioria das mortes em adultos ocorrem em pacientes cuja concentração plasmática excede 700mg/L (5.1 mmol/L). Doses únicas menores que 100mg/Kg são improváveis de causar intoxicação séria. A superdosagem aguda de nível elevado pode levar à sobrecarga de sódio (quadro de hipernatremia ou hiperosmolaridade) e, possivelmente, à alcalose metabólica. Os sintomas podem incluir agitação, fraqueza, sede, diminuição da salivação, tontura, dor de cabeça e risco de hipotensão e taquicardia.

Sintomas e sinais comuns de superdosagem incluem vômito, eructação, distúrbios gastrointestinais, desidratação, zumbido, vertigem, surdez, sudorese, extremidades quentes com pulso oscilante, aumento da taxa respiratória e hiperventilação. Algum nível de dísturbio ácido-base está presente na maioria dos casos. A alcalose respiratória acompanhada de acidose metabólica com pH arterial normal ou elevado (concentração de íon hidrogênio normal ou reduzida) é comum em intoxicação por salicilatos em adultos e em crianças maiores que quatro anos. Em crianças com quatro anos ou menos, o predomínio da acidose metabólica com baixo pH arterial (concentração de íon hidrogêncio aumentada) é comum. A acidose pode aumentar a passagem de salicilatos através da barreira hemato- encefálica.

Sintomas e sinais incomuns de superdosagem incluem hematêmese, febre muito alta, hipoglicemia, hipocalemia, trombocitopenia, aumento do INR/PIR (International Normalized Ratio/Prothrombin Time Ratio), coagulação intravascular, falência renal e edema pulmonar não cardiogênico. Sinais e sintomas relacionados ao sistema nervoso central incluem confusão, desorientação, coma e convulsão e são menos comuns em adultos do que em crianças.

O tratamento consiste principalmente em descontinuação do uso do produto, correção do balanço eletrolítico dos fluidos corpóreos e medidas sintomáticas, conforme apropriado. Administre carvão ativado dentro de uma hora após da ingestão de uma dose maior que 250 mg/Kg de ácido acetilsalicílico. A concentração plasmática de salicilato deve ser medida, entretanto a gravidade da intoxicação não pode ser determinada unicamente a partir desta medida e sintomas clínicos e bioquímicos devem ser consideradas. A hemodiálise é o tratamento de escolha nos casos de intoxicação grave e deve ser considerada em pacientes com concentração plasmática de salicilato maior que 700mg/L (5,1 mmol/L) ou com concentrações menores associadas com sintomas clínicos e metabólicos graves. Pacientes menores de 10 anos ou maiores de 70 anos apresentam maior risco de intoxicação por salicilatos e podem exigir diálise com maior antecedência.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

MS. 1.0107.0141
Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ 18875

Fabricado por GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Estrada dos Bandeirantes, 8464 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ 33.247.743/0001-10
Indústria Brasileira