Bula para paciente sulbamox

SULBAMOX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SULBAMOX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SULBAMOX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1.PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Sulbamox® BD (amoxicilina + sulbactam) está indicado nos processos infecciosos causados por germes sensíveis à amoxicilina e ao sulbactam.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Sulbamox® BD (amoxicilina + sulbactam) é um antibiótico bactericida de amplo espectro. Este efeito bactericida produz-se durante as fases de multiplicação ativa dos germes sensíveis ao antibiótico.
O sulbactam é um inibidor competitivo irreversível (suicida) das beta-lactamases. A combinação de sulbactam com amoxicilina permite que esta recupere e amplie seu espectro antibacteriano frente aos microrganismos nos quais as beta-lactamases são o mecanismo de resistência. A eleição da amoxicilina + sulbactam (como a de qualquer outro antibiótico) deve basear-se nos dados de sensibilidade bacteriana (seja com base nos critérios bacteriológicos da cepa do próprio paciente ou epidemiológicos).

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado em pacientes que já apresentaram reações alérgicas às penicilinas, cefalosporinas ou a qualquer um dos componentes do produto. A relação risco benefício deverá ser cuidadosamente ilimitada em pacientes com antecedentes de enfermidades gastrointestinais, especialmente colite ulcerosa, enterite regional e colite associada a um antibiótico mononucleose infecciosa (já que existe uma porcentagem de aparição de rash cutâneo em pacientes que recebem penicilinas).

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
No caso de administração prolongada deve-se avaliar a função hepática e renal do paciente no caso de insuficiência renal a dose deverá ser ajustada, se a prescrição for considerada benéfica deverão ser estritamente controlados os pacientes com historias de alergia (tal como eczema, asma e febre do feno) e de discrasias sanguíneas.

Uso durante a gravidez e amamentação – não foram informados até o momento efeitos teratogênicos quando há administração da amoxicilina durante a gravidez, assim como todo medicamento não se recomenda a utilização do produto durante a gravide z e lactação até que se demonstre sua total inocuidade, sobre estes estados, ou quando os benefícios calculados superarem os possíveis riscos deverá ser considerada a passagem da amoxicilina e do sulbactam para o leite materno durante a lactação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe seu médico ou seu cirurgião-dentista se estiver amamentando.
Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.

Interações Medicamentosas:
– Interações medicamento-medicamento
O uso concomitante de amoxicilina e alopurinol aumenta o risco de reações cutâneas de tipo alérgico. A probenecida pode induzir concentrações plasmáticas elevadas e persistentes por diminuição da secreção tubular renal, a administração de amoxicilina concomitante com contraceptivos orais pode diminuir a eficácia destes últimos, o uso concomitante de peniclinas ou seus derivados e metotrexato necessita de muito cuidado já que se tem observado um aumento marcante da ação deste último, comprovou-se, in vitro, que o cloranfenicol, a eritromicina, as sulfamidas e as tetraciclinas podem interferir nos efeitos bactericidas das penicilinas; contudo, a relevância clinica desta interação não foi determinada.

– Interações medicamento-alimento
A presença de alimento no tubo digestivo não influencia a absorção do medicamento.

– Interações com testes laboratoriais
Durante o tratamento é possível detectar aumento das transaminases hepáticas, principalmente a transaminase glutâmico-oxalacética, a amoxicilina pode interferir com os valores das proteínas séricas totais ou provocar uma reação cromática falsamente positiva ao se determinar a glicosúria por métodos colorimétricos, concentrações elevadas de amoxicili na podem diminuir os valores da glicemia.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C). Proteger da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Sulbamox® BD apresenta-se em forma de comprimido revestido branco a branco amarelado.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
USO ORAL
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de líquido
A posologia será adaptada a critério médico e de acordo com o quadro clínico do paciente. Como posologia média de orientação aconselha-se:
Adultos e Crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido a cada 12 horas.
Pacientes Idosos: Poderá ser utilizado por pacientes com idade acima de 65 anos desde que não apresentem patologias renal ou hepática.
Pacientes com insuficiência renal: O intervalo entre as doses deverá ser ampliado de acordo com os níveis séricos de creatinina. Para o caso de pacientes com insuficiência renal em diálise e quando a dose de amoxicilina + sulbactam se superponha ou esteja muito perto do tempo de diálise, recomenda-se sua administração logo após a mesma.
Sulbamox® BD (amoxicilina + sulbactam) deve ser administrado, no mínimo, durante 2 ou 3 dias adicionais, após a remissão completa do quadro clinico.
Nas infecções causadas por estreptococos do grupo beta- hemolítico, o tratamento mínimo é de 6 a 10 dias consecutivos para prevenir glomerulonefrite ou febre reumática.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você esqueça de tomar uma dose deste medicamento, tome-o assim que lembrar. Se for quase hora da dose seguinte, não tome a dose faltante, apenas tome a próxima dose no próximo horário. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
O Sulbamox® BD (amoxicilina + sulbactam) é geralmente bem tolerado. Entretanto, como ocorre com todos os medicamentos, amoxicilina + sulbactam pode causar, em alguns pacientes, efeitos indesejáveis. Ao classificar a frequência das reações, utilizamos os seguintes parâmetros:
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reações comuns: manifestações digestivas, (náuseas, vômitos, diarreia, dispepsia e epigastralgia).
Reações incomuns: manifestações alérgicas (urticária, edema de quincke, erupções cutâneas máculo-papulosas e, raramente, choque anafilático), nefrit intersticial, manifestações hematológicas (neutropenia, eosinofilia, anemia e disfunção plaquetária), candidíase oral, ou de outra localização, como expressão de disbacteriose, excepcionalmente, casos de síndrome de stevens-johnson e eritema polimorfo. Foram relatados também casos de colite pseudomembranosa.
Essas reações são reversíveis e desaparecem de mane ira espontânea ou com a suspensão do tratamento.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A superdosagem pode estar associada com transtornos digestivos como náuseas, vômitos e diarreia. Em nível gastrointestinal, pode produzir trocas na flora intestinal que levem a superinfecções. Foram verificados casos de colite pseudomembranosa. Em comum com outras penicilinas, a amoxicilina não apresenta potencial mutagênico nem carcinogênico. Os efeitos de uma superdosagem aguda da associação poderiam ser exacerbações dos efeitos adversos das drogas. As altas concentrações de beta lactâmicos n o LCR podem produzir efeitos neurológicos, inclusive convulsões. Considerando que a amoxicilina e o sulbactam podem ser eliminados da circulação por hemodiálise, este procedimento deve ser levado em conta no caso de superdosagem, especialmente em pacientes com insuficiência renal. O uso de amoxicilina pode desencadear reações alérgicas cutâneas, preferencialmente em pacientes que apresentam antecedentes de hipersensibilidade às penicilinas, ou mononucleose infecciosa. Também aumenta a incidência de erupções cutâneas, ao se utilizar na forma concomitante alopurinol com amoxicilina. Se ocorrer uma reação alérgica, o tratamento deve ser descontinuado. As reações anafilactóides graves devem ser controladas com uma terapia de emergência com epinefrina e, segundo corresponda, oxigênio, esteroides intravenoso e terapia respiratória, incluindo intubação.

Tratamento
Em caso da emergência é imprescindível a assistência médica. Não existe um antídoto específico. O tratamento deve ser sintomático e de apoio. Em caso de suspeita de uma superdosagem, o paciente deve ser submetido a um esvaziamento gástrico por lavagem gástrica. A hemodiálise pode ser realizada. Diante da possibilidade de uma superdosagem considerar a possibilidade de estarem envolvidas várias drogas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.