Informações tecnovorin

TECNOVORIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TECNOVORIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TECNOVORIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO
TECNOVORIN® (leucovorina cálcica) é a forma reduzida do ácido fólico, que se converte com facilidade em outros derivados reduzidos do ácido fólico. Atua prevenindo a toxicidade severa devido a superdose de metotrexato (antagonistas do ácido fólico).
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
TECNOVORIN® é indicado como antídoto dos efeitos tóxicos dos antagonistas do ácido fólico tais como metotrexato, primetamina ou trimetoprima; para prevenir a toxicidade severa devido a superdose de metotrexato e como parte dos programas de tratamento quimioterapêutico no cuidado de várias formas de câncer. TECNOVORIN® também é indicado para o tratamento das anemias megaloblásticas por deficiência de folatos.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações
TECNOVORIN® é contra indicado no tratamento da anemia perniciosa ou outras anemias megaloblásticas secundárias à carência de vitamina B12.
Advertências
Os pacientes que recebem leucovorina cálcica para remissão dos efeitos tóxicos do metotrexato ou outros antagonistas do ácido fólico, devem estar sob supervisão de um médico com experiência no uso desse medicamento.
No tratamento da superdose de antagonista do ácido fólico, a leucovorina cálcica deve ser administrada o mais rápido possível, porque quanto maior for o intervalo de tempo, menor será sua eficácia. A leucovorina cálcica pode aumentar a toxicidade da fluoruracila. Mortes consequentes a enterocolite grave, diarréia e desidratação foram descritas em pacientes idosos durante terapia semanal com leucovorina e fluoruracila.
Precauções
TECNOVORIN® não deve ser empregado simultaneamente com um antagonista do ácido fólico com o objetivo de modificar ou abortar a toxicidade clínica, pois o efeito terapêutico do antagonista pode ser anulado.
Uso durante a gravidez
Não foram realizados estudos em animais ou em humanos; assim há que se considerar o risco/benefício (FDA, gravidez categoria C)
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou do cirurgião-dentista.
Uso durante a amamentação
Uma vez que se desconhece se a leucovorina é excretada no leite humano deve-se considerar o risco/benefício.
Uso em crianças
A leucovorina pode aumentar a frequência de convulsões em crianças sensíveis.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.
Interações Medicamentosas
O ácido folínico em grandes quantidades pode contrapor o efeito antiepilético do fenobarbital, fenitoína e primidona e aumentar a frequência das convulsões em crianças sensíveis.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
MODO DE USO
Os comprimidos de TECNOVORIN® são circulares, planos, biselados, sem revestimento e de cor branco amarelado.
TECNOVORIN® é destinada a administração oral. Em virtude da absorção ser saturável, a administração oral de doses superiores a 25 mg não é recomendada.
Posologia
Como antídoto para os antagonistas do ácido fólico: a posologia de TECNOVORIN® é variável, pois está na dependência da dose de metotrexato. Indica-se 1 comprimido de 15 mg a cada 6 horas durante 48 horas. Após a infusão de metotrexato, a terapêutica de proteção com TECNOVORIN® é usualmente iniciada em até 24 horas. Os pacientes que recebem TECNOVORIN® “como resgate” dos efeitos tóxicos de metotrexato, devem estar sob supervisão de um médico experiente na terapêutica com altas doses desse medicamento.
A administração parenteral de TECNOVORIN® é recomendada caso seja evidenciado que a absorção é insuficiente devido a náuseas e/ou vômitos. A administração de metotrexato não deve iniciar-se a menos que o clearance da creatinina e as concentrações de creatinina no soro sejam normais.
A administração de metotrexato em altas doses não deverá ser iniciada a menos que TECNOVORIN® esteja fisicamente presente, já que o resgate é crítico. Empregou-se uma variedade de programas de dosificação de leucovorina em combinação com metotrexato em altas doses. Uma vez que este regime encontra-se ainda sob investigação, o médico que prescreve deve consultar a literatura científica ao escolher uma dose específica.
No tratamento de anemias megaloblásticas: indica-se 1 comprimido de 15 mg diariamente.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS
TECNOVORIN® é muito bem tolerado, apenas foram descritos efeitos secundários relacionados a reação alérgica ao produto como erupção cutânea ou ardência e prurido.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
Quantidades excessivas de leucovorina cálcica podem anular o efeito quimioterápico dos antagonistas do ácido fólico. Em caso de superdose procurar um médico imediatamente.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO
Conservar o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC). Proteger da luz e umidade.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças