Características farmacológicas tilatil

TILATIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TILATIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TILATIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
Mecanismo de ação: A substância ativa do Tilatil®, tenoxicam, é uma droga antiinflamatória não esteróide (AINE) com propriedades antiinflamatórias, analgésicas, antipiréticas e também inibidoras da agregação plaquetária. O tenoxicam inibe a biossíntese das prostaglandinas tanto in vitro (vesículas seminais de carneiro) como in vivo (proteção da toxicidade induzida pelo ácido araquidônico em camundongos). Testes realizados in vitro com isoenzima ciclo-oxigenase preparada à partir de células humanas COS-7 mostrou que o tenoxicam inibe as isoenzimas COX-1 e COX-2 aproximadamente com a mesma extensão, proporção COX-2/COX-1 igual a 1,34. Testes in vitro com peroxidase de leucócitos sugerem que o tenoxicam pode atuar como um neutralizador do oxigênio ativo no local da inflamação. Tilatil® é um potente inibidor in vitro das metaloproteinases humanas (estromelisina e colagenase), que induzem o catabolismo da cartilagem. Estes efeitos farmacológicos explicam, pelo menos em parte, o benefício terapêutico do Tilatil® no tratamento das doenças inflamatórias dolorosas e degenerativas do sistema músculo-esquelético.
Propriedades farmacocinéticas
Absorção – A absorção oral do tenoxicam é rápida e completa (biodisponibilidade total de 100%), ao passo que a absorção após a administração retal, é de 80%. Em jejum, concentrações plasmáticas máximas são atingidas dentro de duas horas após administração oral ou retal. Administrado junto com alimentos, o tenoxicam é igualmente absorvido, mas ocorre atraso no tempo para se atingir o pico da concentração. A biodisponibilidade após administração intramuscular é total e idêntica à obtida após administração oral. Após a administração intramuscular, o tenoxicam alcança concentrações plasmáticas máximas equivalentes a 90% ou mais em 15 minutos após a dose. Com o regime de dose recomendado de 20 mg uma vez ao dia, o estado de equilíbrio dinâmico é alcançado em dez a quinze dias sem acúmulo inesperado. A concentração média no estado de equilíbrio dinâmico é 11 mg/L quando o tenoxicam é administrado na dose oral de 20 mg uma vez ao dia e isto não se altera mesmo em tratamentos com duração de até quatro anos. Como previsto através da cinética da dose única, a concentração plasmática no estado de equilíbrio dinâmico é 6 vezes maior do que aquela alcançada após dose única.
Distribuição – Após administração intravenosa de tenoxicam os níveis plasmáticos da droga diminuem rapidamente durante as primeiras duas horas. Após este curto período, não se observa diferença nas concentrações plasmáticas entre a administração intravenosa e oral. O volume médio de distribuição no estado de equilíbrio dinâmico é de 10-12 L.
No sangue mais do que 99% da droga se liga à albumina. Tenoxicam apresenta boa penetração no líquido sinovial. A concentração máxima é alcançada mais tardiamente do que no plasma. Os dados obtidos com dose única uma quantidade muito pequena (valor médio menor do que 0,3% da dose) de tenoxicam passa para o leite materno (vide “Gravidez e lactação”).
Metabolismo e eliminação – O tenoxicam é excretado após biotransformação virtualmente completa em metabólitos farmacologicamente inativos. Até dois terços da dose oral é excretada na urina (principalmente sob forma inativa 5’-hidroxi-tenoxicam) e o restante pela bile (quantidade importante sob forma de compostos glicuronoconjugados). Menos que 1% da dose administrada é recuperada na urina em sua forma inalterada. A meia-vida de eliminação do tenoxicam é de 72 horas (variando entre 59 a 74 horas). O clearance plasmático total é 2 mL/min. A farmacocinética do tenoxicam é linear na dose estudada variando entre 10-100 mg.
Farmacocinética em populações especiais
Estudos em idosos e em pacientes com insuficiência renal ou cirrose sugerem que nenhum ajuste de dose é necessário para se atingir concentrações plasmáticas semelhantes às observadas em indivíduos saudáveis. Pacientes idosos e aqueles com doenças reumáticas apresentam o mesmo perfil cinético que voluntários sadios. Devido à elevada taxa de ligação protéica do tenoxicam, é necessário precaução quando os níveis de albuminas plasmáticas estiverem muito reduzidos (vide “Precauções e advertências”).
Segurança pré-clínica
Tilatil® não mostrou efeitos mutagênicos, carcinogênicos ou teratogênicos em animais.