Resultados de eficácia timoptol xe

TIMOPTOL XE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIMOPTOL XE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIMOPTOL XE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



TIMOPTOL-XE®
Em estudos multiclínicos, duplos-mascarados, controlados com medicação ativa e de grupos paralelos que envolveram pacientes com pressão intraocular elevada, não tratada, maior que 22 mmHg em um ou ambos olhos, TIMOPTOL-XE® 0,25% e 0,5% administrado uma vez ao dia apresentou efeito redutor da pressão intraocular equivalente ao da mesma concentração de TIMOPTOL® administrado duas vezes ao dia (veja tabela abaixo).
Para os cinco estudos comparativos independentes listados na tabela abaixo, o critério de admissão foi pressão intraocular ≥ 22 mmHg em um ou ambos os olhos, após um período de washout de uma semana para a maioria dos medicamentos antiglaucomatosos e de até três semanas para antagonistas betadrenérgicos. A posologia utilizada foi uma gota de TIMOPTOL-XE® em cada olho afetado uma vez ao dia versus uma gota de TIMOPTOL® em cada olho afetado duas vezes ao dia.
Em um estudo das concentrações plasmáticas de timolol, a exposição sistêmica ao timolol foi menor quando voluntários sadios receberam TIMOPTOL-XE® 0,5% uma vez ao dia do que quando receberam TIMOPTOL® 0,5% duas vezes ao dia.
Em três estudos clínicos comparativos com TIMOPTOL® administrado duas vezes ao dia, TIMOPTOL-XE® administrado uma vez ao dia reduziu menos a frequência cardíaca média e causou menos bradicardia (veja 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES). No vale (24 horas após a dose de TIMOPTOL-XE®, 12 horas após a dose de TIMOPTOL®), a redução média na frequência cardíaca foi de 0,8 batimento/minuto para TIMOPTOL-XE® e de 3,6 batimentos/minuto para TIMOPTOL®; enquanto duas horas após a dose a redução média foi comparável (3,8 batimentos/minuto para TIMOPTOL-XE® e 5 batimentos/minuto para TIMOPTOL®).
TIMOPTOL®
Os seguintes dados de estudos clínicos de TIMOPTOL® estão incluídos para referência.
Em estudos multiclínicos controlados em pacientes com pressão intraocular não tratada => 22 mmHg, TIMOPTOL® 0,25% ou 0,5% administrado 2 vezes ao dia reduziu mais a pressão intraocular do que a administração 4 vezes ao dia de solução de pilocarpina a 1%, 2%, 3% ou 4% ou de solução de cloridrato de epinefrina a 0,5%, 1% ou 2% administrada 2 vezes ao dia.
Nos estudos multiclínicos que compararam TIMOPTOL® com a pilocarpina, 61% dos pacientes que receberam TIMOPTOL® apresentaram redução da pressão intraocular para menos de 22 mmHg em comparação com 32% dos pacientes que receberam pilocarpina.
Dentre os pacientes que completaram esses estudos, a redução média na pressão no final do estudo em relação ao período pré-tratamento foi de 30,7% para os pacientes que receberam TIMOPTOL® e de 21,7% para os pacientes que receberam pilocarpina.
Nos estudos multiclínicos que compararam TIMOPTOL® e epinefrina, 69% dos pacientes que receberam TIMOPTOL® apresentaram redução da pressão intraocular para menos de 22 mmHg em comparação com 42% dos pacientes que receberam epinefrina. Para os pacientes que completaram esses estudos, a redução média na pressão no final do estudo em relação ao período pré-tratamento foi de 33,2% para os pacientes que receberam TIMOPTOL® e de 28,1% para os pacientes que receberam epinefrina.
Agentes bloqueadores betadrenérgicos orais podem exacerbar a hipertensão de rebote que pode ser desencadeada pela retirada da clonidina. Se os dois fármacos forem administrados concomitantemente, o agente bloqueador betadrenérgico deve ser retirado vários dias antes da retirada gradual da clonidina. Se a clonidina for substituída por uma terapia betabloqueadora, a introdução do agente bloqueador betadrenérgico deve ser postergada vários dias após a interrupção da administração da clonidina.