Advertências topison

TOPISON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TOPISON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TOPISON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A absorção sistêmica de corticoides tópicos pode produzir supressão do eixo hipotálamo-pituitário-adrenal, síndrome de Cushing, hiperglicemia ou glicosúria, especialmente em pacientes com insuficiência hepática.
A absorção sistêmica é maior quando utilizadas bandagens oclusivas ou quando aplicadas em áreas extensas. Pacientes pediátricos são mais suscetíveis à supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal e à síndrome de Cushing do que pacientes adultos. O tratamento de pacientes pediátricos com corticoides tópicos deve ser feito com a mínima dose eficaz e não deve ser estendido além do estritamente necessário.
Caso ocorram sinais de irritação ou sensibilização, o tratamento deve ser suspenso e o médico, informado.
No caso de infecção, o médico deve indicar tratamento adequado, com antimicóticos ou antibióticos apropriados. Se não houver resposta favorável rapidamente, TOPISON® deve ser suspenso até que a infecção tenha sido controlada. TOPISON® (creme ou pomada) não é indicado para uso oftálmico.

Uso pediátrico
Qualquer um dos efeitos secundários relatados com o uso de corticosteroides sistêmicos, inclusive supressão da suprarrenal, também poderá ocorrer com a administração tópica de corticosteroides, principalmente em crianças e lactentes.
A absorção sistêmica de corticosteroides tópicos poderá aumentar se forem tratadas áreas extensas ou com o uso de técnica oclusiva. Nesses casos, deverão ser tomadas as precauções necessárias, assim como quando houver previsão de tratamento de longo prazo, especialmente em crianças e lactentes. Pacientes pediátricos poderão demonstrar maior suscetibilidade à supressão do eixo hipotalâmico-pituitário e síndrome de Cushing induzidas por corticosteroides tópicos do que pacientes adultos, em decorrência da relação entre a área de superfície da pele e o peso corporal. O uso de corticosteroides tópicos em crianças deverá ser limitado à mínima dose compatível com um regime terapêutico efetivo. O tratamento crônico com corticosteroides poderá interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Gravidez e lactação
Categoria de risco na gravidez: C
A segurança do uso de TOPISON® durante a gravidez não foi estabelecida. Os corticoides tópicos só devem ser usados na gravidez se o benefício justificar o risco potencial para o feto.
Como qualquer corticosteroide, TOPISON® não deve ser utilizado por mulheres grávidas em grandes quantidades ou durante períodos prolongados. Não se sabe se o uso tópico deste medicamento pode causar absorção sistêmica suficiente para haver eliminação através do leite materno em quantidade para produzir efeitos danosos aos lactentes.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.