Bula para paciente topison

TOPISON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TOPISON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TOPISON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
TOPISON® contém a substância ativa furoato de mometasona, que é um corticoide sintético que combate a reação inflamatória produzida por algumas doenças de pele, como psoríase (doença em que ocorrem espessamento e descamação da pele) e doenças alérgicas da pele.
A ação do medicamento ocorre logo após a primeira aplicação.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura entre 2°C e 30°C, protegido da luz.

PRAZO DE VALIDADE
Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
TOPISON® é indicado apenas para uso dermatológico (pele) e deve ser usado conforme as instruções do médico. Evite o contato de TOPISON® com os olhos.
Esta medicação não deve ser usada na face, embaixo dos braços, nas virilhas ou órgãos genitais, a menos que sob orientação médica.
Você deve aplicar uma fina camada de TOPISON® (creme ou pomada) nas áreas afetadas, uma vez ao dia. Você não deve usar TOPISON® para tratar qualquer outra doença que não seja sob orientação do seu médico. Não faça curativos sobre a aplicação (curativos oclusivos), a não ser sob orientação médica.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Esquecimento de dose (dose omitida): no caso de esquecimento de alguma dose, aplique a medicação assim que você se lembrar e mantenha esse mesmo horário de aplicação até o término do tratamento.

INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS
Junto com os efeitos necessários para seu tratamento, os medicamentos podem causar efeitos não desejados. Apesar de nem todos esses efeitos adversos ocorrerem, você deve procurar orientação médica quando da ocorrência de algum deles.
As reações indesejáveis observadas no local da aplicação foram: ardor, parestesia (formigamento), prurido (coceira), dor aguda momentânea, sinais de atrofia cutânea (pele mais fina e frágil).
As seguintes reações indesejáveis foram relatadas pouco frequentemente com o uso de outros corticosteroides na pele: irritação, hipertricose (aumento de pelo), hipopigmentação (manchas mais claras do que a pele), dermatite perioral (inflamação da pele ao redor da boca), dermatite de contato alérgica, maceração da pele, infecção secundária, estrias e miliária (brotoeja).
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Não foram relatadas interações medicamentosas clinicamente relevantes.
TOPISON® não deve ser utilizado junto com outros medicamentos que contenham corticosteroides, a não ser sob orientação do seu médico.

CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
TOPISON® não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade (alergia) ao furoato de mometasona, a qualquer componente de sua formulação ou a outros corticosteroides.
Em caso de infecção, o seu médico deverá indicar o tratamento com um antimicótico (medicamento para fungos) ou antibiótico apropriado. Se não ocorrer uma resposta favorável rapidamente, ele irá suspender o uso de TOPISON® até que a infecção tenha sido controlada.
Qualquer um dos efeitos indesejáveis relatados devido ao uso de corticosteroides sistêmicos, incluindo supressão adrenal, pode ocorrer com o uso de TOPISON®, principalmente em crianças.
Se não houver melhora da lesão após os primeiros dias de tratamento, deverá ser considerada a possibilidade de outro diagnóstico associado (infecção bacteriana ou fúngica, por exemplo) que necessitará de tratamento específico prescrito por seu médico.
A absorção dos corticoides tópicos pelo organismo poderá aumentar no caso do tratamento de grandes áreas ou com a utilização de curativos fechados sobre as lesões. Nesses casos, devem ser tomadas determinadas precauções e seu médico deverá lhe orientar a respeito.
Quando os corticosteroides são utilizados na pele, pode ocorrer redução da atividade da glândula suprarrenal induzida pelo excesso de corticoides no sangue (síndrome de Cushing). Por apresentarem maior relação entre a área de superfície da pele e o peso corporal, os pacientes mais suscetíveis são as crianças, portanto, o uso sobre a pele desses pacientes deverá ser limitado à mínima dose compatível com um regime terapêutico efetivo. O tratamento crônico com corticoides poderá interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.